Em uma virada inesperada, a coalizão de esquerda conquista a vitória no segundo turno das eleições legislativas francesas.

Os primeiros resultados do segundo turno das eleições legislativas na França indicam vitória da aliança Nova Frente Popular (NFP), formada pela esquerda, contrariando as projeções que colocavam a extrema direita como favorita no pleito. 

De acordo com as estimativas, a NFP, composta pelos quatro maiores partidos da esquerda francesa, deve conquistar entre 172 e 192 assentos no parlamento. Em seguida, a coalizão de centro-direita tende a obter entre 150 e 170 cadeiras. Por fim, a extrema-direita fica em terceiro lugar, com 132 até 152 cadeiras. As projeções são do Instituto Ipsos Talan. 

As eleições foram convocadas pelo presidente Emmanuel Macron, em 9 de junho, que teve a extrema-direita como vitoriosa nas eleições europeias. O presidente não tinha a obrigação de antecipar as eleições, mas tentou reunir o país contra os ultranacionalistas. 

O pleito teve ampla participação popular: 65% dos eleitores, o que representa quase 50 milhões de eleitores, compareceram nas urnas para escolher os deputados da Assembleia Nacional, ainda que o voto na França não seja obrigatório. 

LEIA TAMBÉM:

Artigo Anterior

O líder francês apresenta sua demissão após o triunfo do espectro político de esquerda

Próximo Artigo

Mélenchon: Macron deve convidar a Nova Frente Popular para liderar o país

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!