
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para ondas de calor e chuvas intensas em diversas regiões do Brasil nesta segunda-feira (24). No Rio Grande do Sul, as temperaturas devem ultrapassar os 40°C, principalmente no centro-oeste do estado. Santa Catarina também será afetada pelo calor extremo nos próximos dias.
Para o leste e norte do Rio Grande do Sul, além de áreas de Santa Catarina, o Inmet emitiu um aviso amarelo de perigo potencial para a onda de calor. O alerta vale a partir de hoje e se estende até quarta-feira (26), com recomendação para que a população evite exposição prolongada ao sol e mantenha-se hidratada.
Esta é a terceira onda de calor registrada no Brasil em 2025. A primeira ocorreu entre 17 e 23 de janeiro, enquanto a segunda foi registrada entre 2 e 12 de fevereiro, ambas afetando o Rio Grande do Sul. O fenômeno ocorre quando as temperaturas ficam pelo menos 5°C acima da média por cinco dias consecutivos, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Além das altas temperaturas, o Inmet também emitiu cinco alertas para tempestades. Três deles são de nível laranja, indicando “perigo”, e dois são amarelos, classificados como “perigo potencial”. O mau tempo deve atingir várias regiões, com risco de ventos fortes, queda de granizo e alagamentos.

Estados sob alerta de perigo incluem Acre, Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Já o alerta de perigo potencial abrange outras 19 unidades da federação, incluindo Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Norte e Tocantins.
O Inmet recomenda que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e adote medidas de precaução, como evitar áreas de risco e buscar abrigo em caso de tempestades. O monitoramento segue em andamento, e novos avisos podem ser emitidos nos próximos dias.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line