O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, criticou na quarta-feira 10 a atuação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em relação às contas públicas. Segundo o ministro, Zema foi “irresponsável” e “deixou Minas Gerais à beira do colapso financeiro”.

“Ele [Zema] tenta empurrar a conta para o servidor público e quando ele faz isso mostra que não tem compreensão do Brasil. Zema viveu em uma bolha em Araxá. Não entendeu que o Brasil tem diferenças sociais, ele não conhece o interior de Minas como nós, que fazemos a boa política fazemos”, disse.

Ao todo, Minas Gerais deve cerca de 160 bilhões de reais à União, sendo que 8 bilhões já foram pagos desde a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal.

Para tentar solucionar o problema, Zema disse que vai propor a federalização de empresas estatais mineiras. Dentre as estatais selecionadas pelo governador mineiro que poderiam ser entregues como forma de pagamento da dívida está a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 10/07/2024