Papa Leão XIV se encontra com Volodymyr Zelensky no Vaticano. — Foto: Vatican Media/Simone Risoluti/­Handout via REUTERS

O Papa Leão XIV recebeu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, neste domingo (18), logo após a missa que marcou oficialmente o início de seu pontificado. O encontro reservado aconteceu na Basílica de São Pedro com a presença da primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska.

Durante a conversa, Zelensky agradeceu ao pontífice pelo apelo por uma “paz justa” e reforçou: “Toda nação merece viver em paz e segurança.” Segundo o Vaticano, o papa mencionou a guerra da Ucrânia na missa, chamando o país de “martirizado” e pedindo uma paz “justa e duradoura”.

Mais cedo, o presidente ucraniano havia apertado brevemente a mão do papa dentro da basílica.

Negociações e simbolismos

O encontro acontece em meio à retomada das negociações entre Ucrânia e Rússia por uma trégua, incentivadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. É a primeira vez em mais de três anos que representantes dos dois países dialogam diretamente. A ausência do presidente russo, Vladimir Putin, gerou críticas de ambos os lados.

Desde sua eleição há dez dias, Leão XIV tem reforçado mensagens de pacificação e já se colocou como possível mediador de conflitos. Na última segunda-feira (12), ele teve seu primeiro diálogo conhecido com um chefe de Estado — o próprio Zelensky — e expressou preocupação com a guerra iniciada em 2022.

Cerimônia solene no Vaticano

A missa de entronização foi celebrada pela manhã e durou cerca de duas horas. Leão XIV chegou à Praça de São Pedro de papamóvel, saudado por milhares de fiéis e líderes mundiais, como o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e o brasileiro Geraldo Alckmin.

Na homilia, o papa defendeu uma Igreja unida e criticou “o paradigma humano que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres”. “Queremos ser um pequeno fermento de esperança e unidade”, declarou.

Durante a cerimônia, o pontífice recebeu o Pálio e o Anel do Pescador — símbolos do início do pontificado — e rezou diante da tumba de São Pedro.

Essa foi a segunda visita de Zelensky ao Vaticano em menos de um mês. Na anterior, ele participou do velório do Papa Francisco e se encontrou com Donald Trump, também presente à cerimônia.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/05/2025