O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) saiu em defesa de Glauber Braga (PSOL-RJ) nesta quarta-feira 10 e disse que o colega pode ser cassado apenas por “interesses políticos” da Câmara. O psolista é acusado de quebra de decoro por uma briga com um integrante do MBL nas dependências da Casa.
“Discordo 100% do Glauber, mas eu jamais admitiria que um parlamentar, eleito pelo povo popular, fosse cassado apenas pelo interesse político desta Casa”, declarou Trovão, durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça. “Não existe um indício de corrupção contra Glauber.”
Zé Trovão alegou que Glauber é “uma das pessoas mais horrorosas” que conheceu, mas disse ser preciso respeitar os votos recebidos por ele.
Também na CCJ, o deputado do PL afirmou que votar a cassação de Carla Zambelli “é dar um indulto ao STF para cassar cada um aqui dentro que ele bem entender”. Além do caso de Glauber, o plenário da Câmara decidirá se extingue ou não o mandato da bolsonarista, presa na Itália e condenada à prisão pelo Supremo em dois processos.
As votações ocorrerão um dia após as cenas de agressão a deputados e jornalistas no plenário da Câmara. O episódio ocorreu depois de Glauber, em protesto contra a representação que pode cassar seu mandato, ocupar a Mesa Diretora e ser retirado à força por policiais legislativos.