O principal líder da Frente Nacional de Luta (FNL), João da Silva, convocou a manifestação em defesa da Palestina do dia 30 de junho em São Paulo. A organização é uma das mais engajadas neste ato e participará em peso com diversas caravanas tanto de São Paulo quanto do Distrito Federal. Silva declarou:
“A postura da FNL é em defesa do povo palestino, que são os verdadeiros donos da terra. O Netanyahu é um verdadeiro criminoso, o Netanyahu é para os palestinos como Hitler foi para os judeus. É a mesma coisa, não tem diferença nenhuma. É um absurdo o mundo não se chocar contra o assassinato das mulheres, das crianças, do povo palestino naquela Faixa de Gaza. É uma vergonha. E precisamos entender que, por trás disso, está a mão do imperialismo norte-americano, os causadores de tudo isso, que querem dominar toda a região do Golfo Pérsico, o petróleo, com a sua política de domínio, de extermínio. Então, nosso repúdio ao imperialismo, nossa solidariedade ao povo palestino, aos trabalhadores, às trabalhadoras, o sentimento e o luto que carregamos no peito de tantas crianças, tantas mulheres assassinadas. Onde o imperialismo está, vamos combatê-lo em todas as partes do mundo. O imperialismo é o inimigo da humanidade.”
A luta em defesa da Palestina é uma luta de todos os oprimidos do mundo. Os sem terra, que lutam contra latifundiários tão violentos quanto os sionistas, compreendem muito bem a realidade dos palestinos. Por isso, não só a FNL como muitas outras organizações da luta pela terra e pela moradia participarão do grande ato em São Paulo.