Zé Neto comemora aprovação de medidas de incentivo ao setor cacaueiro

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto que estabelece medidas de incentivo ao setor cacaueiro brasileiro. O texto inclui investimento em pesquisa, aprimoramento na cadeia produtiva e estímulo ao consumo de chocolate, inclusive na merenda escolar.

O projeto também define as estratégias para políticas públicas no setor, como a criação de um fundo nacional para pesquisa, extensão agrícola e promoção do cacau. Além disso, prevê uma linha de crédito pública para produtores de cacau.

“É com imensa alegria que vejo o setor do cacau que na Bahia, que é o maior produtor do pais e hoje já presente em todas as regiões do nosso estado, tendo os produtores esse impostíssimo incentivo vai fazer com quem continue gerando milhares de empregos e oportunidades” comemorou o deputado Zé Neto (PT-BA).

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, terá novas responsabilidades, incluindo o planejamento estratégico quinquenal para o setor.

A proposta altera a Lei 13.710/18, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade. Atualmente, o Brasil ocupa a sexta posição entre os maiores produtores de cacau do mundo. A produção está concentrada, principalmente, nos estados do Pará e da Bahia.

Sem mudanças

O relator, deputado Albuquerque (Republicanos-RR), recomendou a aprovação do projeto de lei (PL 4107/19), oriundo do Senado, sem mudanças, e descartou as propostas apensadas.

Próximos passos

O projeto ainda vai ser analisado, de forma conclusiva, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias com PT na Câmara

Artigo Anterior

Juiz anula julgamento por estupro contra Harvey Weinstein

Próximo Artigo

Nicolelis: 11 anos atrás, 15h30. A história foi feita num campo de futebol brasileiro. E ninguém jamais vai tirar isso de nós!

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!