Zarattini comemora avanço de projeto que regulamenta profissão de artistas da dança

Deputado Carlos Zarattini é autor o projeto de lei. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) celebrou a aprovação do relatório da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, sobre o projeto de lei (PL 4.768/2016), que trata da regulamentação da atividade dos profissionais da dança. A proposta, de autoria do ex-senador Walter Pinheiro, determina um passo relevante na valorização e formalização da categoria.

“A aprovação do relatório representa um avanço significativo. Em um cenário marcado por anos de desmontes das políticas culturais, cortes orçamentários e precarização das condições de trabalho no setor artístico, a regulamentação dos profissionais da dança surge como resposta à pressão persistente de uma categoria que sobrevive à margem da institucionalidade. Seguimos empenhados em valorizar os artistas e retirar esses trabalhadores da informalidade, garantindo, assim, direitos fundamentais”, afirmou Zarattini.

Garantia de direitos

O texto estabelece diretrizes para os contratos de trabalho desses profissionais, assegurando direitos trabalhistas e reconhecendo a importância cultural, social e econômica da dança. Também determina que o profissional da área pode exercer as funções de coreógrafo, auxiliar de coreógrafo, bailarino, dançarino ou intérprete-criador, diretor de dança, diretor de ensaio, diretor de movimento, dramaturgo de dança, ensaiador, professor de curso livre de dança ou professor de balé, crítico, curador e diretor de espetáculos de dança.

Agora, a proposta segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Aposentadoria especial

Além de apoiar o PL 4.768/2016, Zarattini é autor do projeto de lei (PL 190/2015), que propõe aposentadoria especial para artistas da dança após 25 anos de contribuição. A proposição considera o desgaste físico inerente à profissão, que exige treinamento intenso, longas jornadas de ensaio e pode provocar lesões recorrentes ao longo da carreira.

Zarattini também preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Dança e tem uma trajetória política marcada pelo compromisso com a valorização dos trabalhadores da cultura.

Assessoria de Comunicação deputado Carlos Zarattini

Artigo Anterior

Vitória dos trabalhadores da Favela do Moinho

Próximo Artigo

Alvo de pedido de prisão, Eduardo Bolsonaro ameaça PT e Lindbergh Farias: “Últimos gritos”

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!