Palestrantes no XIII Fórum de Lisboa, conhecido como “Gilmarpalooza”. Foto: Ascom/TJMA

A transmissão ao vivo do XIII Fórum de Lisboa, evento que reúne autoridades brasileiras e internacionais em Portugal, foi interrompida abruptamente nesta quinta-feira (3) na plataforma YouTube. A suspensão ocorreu durante o painel “Geopolítica em Reconstrução: Implicações Socioeconômicas”, que contava com a participação do ex-diretor da CIA e ex-secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Inicialmente, especulou-se nos bastidores do evento que a interrupção poderia estar relacionada ao conteúdo sensível da palestra de Pompeo. No entanto, o YouTube esclareceu ao Metrópoles que a suspensão ocorreu de forma automática devido a mais de 20 reivindicações de direitos autorais por obras musicais utilizadas na transmissão.

“Após análise, identificamos que a transmissão ao vivo do XIII Fórum de Lisboa, que acontecia no canal IDP, foi suspensa após receber mais de 20 reivindicações de direitos autorais pelo uso de múltiplas obras musicais protegidas”, afirmou um porta-voz do YouTube.

O sistema Content ID da plataforma, que identifica automaticamente conteúdos protegidos, teria acionado o mecanismo de interrupção.

Live do 2° dia do Fórum foi interrompida no YouTube. Foto: reprodução

O Fórum de Lisboa, que reúne mais de 2,5 mil participantes para discutir temas como direito, democracia, regulação de big techs e sustentabilidade, tinha uma cláusula em seu contrato que previa a não transmissão da palestra de Pompeo. Apesar disso, a interrupção da live se prolongou mesmo após o término da apresentação do ex-diretor da CIA, causando estranheza entre os espectadores.

O YouTube reforçou que “todo conteúdo na plataforma deve seguir as políticas de comunidade, assim como as regras relacionadas à proteção de direito autoral”. A empresa recomendou que os criadores de conteúdo “se informem sobre direitos autorais antes de utilizar conteúdos de terceiros e que utilizem apenas músicas das quais detenham os direitos ou que sejam livres de royalties”.

Entre as autoridades brasileiras presentes no XIII Fórum de Lisboa estão os presidentes do Congresso, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), além de membros do Supremo Tribunal Federal (STF), como os ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/07/2025