XP comunica exposição de informações de clientes e valores de contas. Foto: Divulgação

A XP Investimentos confirmou, nesta quinta-feira (24), que sofreu um acesso não autorizado a uma base de dados hospedada por um fornecedor externo, resultando no vazamento de informações de clientes, como nome, número da conta, saldo e limite de crédito. A empresa enviou um comunicado por e-mail aos usuários afetados explicando a situação e os desdobramentos do incidente.

Segundo a corretora, nenhum sistema interno foi comprometido e dados sensíveis, como senhas, assinaturas eletrônicas, biometria, CPF ou documentos de identidade, não foram expostos. Ainda de acordo com a XP, nenhuma operação financeira foi realizada com os dados acessados.

“Imediatamente efetivamos o bloqueio deste acesso. Sua conta e seus investimentos estão em total segurança, pois nenhum sistema da XP foi acessado”, informou a empresa no comunicado enviado aos clientes.

A XP reforçou que seus aplicativos e plataformas online seguem funcionando normalmente e que não é necessário trocar senhas. No entanto, a corretora fez um alerta sobre possíveis tentativas de golpe utilizando informações vazadas, especialmente por meio de ligações telefônicas fraudulentas.

“Desconfie de ligações em nome da XP sobre procedimentos de segurança ou reconhecimento de transações. Nunca realize qualquer ação no aplicativo sob orientação de terceiros por telefone”, recomendou a empresa.

Prédio da XP Investimentos. Foto: Divulgação

Entre as informações acessadas no vazamento estão dados cadastrais dos clientes, como nome completo, número de telefone, endereço de e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo ocupado e nacionalidade.

Também foram comprometidas informações sobre produtos financeiros contratados, incluindo a indicação da existência ou não de serviços como cartão de crédito e débito, seguro, previdência, consórcio e portabilidade de salário, sem o detalhamento específico desses produtos.

Além disso, houve exposição de dados bancários parciais, como o número da conta na XP, saldo, posição de investimentos, nome do assessor responsável e limite de crédito, todos com base nas informações do mês de março.

Procurada pela Reuters, a XP confirmou o incidente e reiterou que os recursos dos clientes permanecem seguros. “Inexistem vazamentos de dados que permitam a realização de transações financeiras”, declarou a instituição em nota oficial.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/04/2025