Xi Jinping: humanidade está diante da escolha entre ‘diálogo e confronto, paz e guerra’
O mundo enfrenta atualmente contradições como paz ou guerra, diálogo ou conflito, declarou o presidente chinês, Xi Jinping, em evento imponente, na capital da China, Pequim, nesta terça-feira (2).
Hoje, a humanidade está diante da escolha entre a paz ou a guerra, o diálogo ou o confronto, o ganha-ganha ou o jogo de soma zero,” disse Xi à multidão presente na praça e acrescentou que o povo chinês “permanece firmemente do lado certo da história”, disse ele na abertura das celebrações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e a Segunda Guerra Mundial.
O desfile militar em grande escala começou na Praça da Paz Celestial, no centro de Pequim.
Ao expressar gratidão aos veteranos de guerra, Xi afirmou que as forças armadas de seu país devem salvaguardar a soberania e a unidade nacional, a integridade territorial e fazer maiores contribuições para a paz e o desenvolvimento mundial.
O líder chinês também agradeceu a presença dos chefes de estado e autoridades que compareceram ao evento.
Expressamos nossa sincera gratidão aos governos estrangeiros e amigos estrangeiros que apoiaram e ajudaram o povo chinês a resistir à agressão”, disse Xi Jinping. Dentre os líderes globais presentes estava o presidente russo, Vladimir Putin e líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong Un.
Desfile Militar mostra poderio nuclear

China realizou um grande desfile militar no centro de Beijing nesta quarta-feira para marcar o 80º aniversário de sua vitória na Segunda Guerra Mundial. Foto: Chen Bin/Xinhua
No desfile militar, a China apresentou equipamentos militares de ponta, como mísseis, tanques e drones e helicópteros com grandes bandeiras sobrevoaram em formação durante a apresentação de 70 minutos.
Panorama internacional
Um míssil balístico intercontinental Dongfeng 5 (DF-5C) foi apresentado pela primeira vez. O míssil DF-5C tem um alcance que cobre todo o planeta e é um meio importante de garantir a segurança estratégica e a paz, disse um comentarista durante a transmissão ao vivo do desfile militar.
Encontro de potências em Pequim incomoda Trump
Durante o desfile, o presidente Donald Trump questionou em suas redes sociais se o homólogo chinês mencionaria o apoio norte-americano e o “sangue que os Estados Unidos da América deram à China para ajudá-la a garantir sua liberdade contra um invasor estrangeiro muito hostil”.

O presidente russo Vladimir Putin, o presidente chinês Xi Jinping com sua esposa Peng Liyuan, o líder norte-coreano Kim Jong Un e chefes de delegações estrangeiras participam de uma oportunidade para fotos de família antes de um desfile militar que marca o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e o fim da Segunda Guerra Mundial, na Praça da Paz Celestial, em Pequim, China. Foto: Sergey Bobylev/Sputnik
Muitos americanos morreram na busca da China por Vitória e Glória. Espero que eles sejam devidamente homenageados e lembrados por sua coragem e sacrifício! Que o presidente Xi e o maravilhoso povo da China tenham um grande e duradouro dia de celebração”, declarou em seu perfil na rede Truth Social.

Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladmir Putin, cumprimentam veteranos de guerra. Foto: Yan Yan/Xinhua
Por fim, Trump transmitiu saudações aos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Coreia do Norte, Kim Jong Un, a quem acusa de “conspirar” contra os Estados Unidos, juntamente com Xi.
Leia também
AO VIVO Acompanhe o 2º dia de julgamento de Bolsonaro e mais 7 réus por tentativa de golpe de Estado
Ângela Carrato: Operação Carbono Oculto some do noticiário.‘Rabo preso’ da mídia com a Faria Lima?
Movimentos promovem manifestações por soberania e direitos no 7 de setembro