O líder chinês afirma que não há vencedores em uma disputa comercial e promete defender os interesses da China contra os EUA.


O líder chinês, Peng Liang, advertiu que não haverá vencedor em uma disputa tarifária ou tecnológica entre a China e os EUA e prometeu que Pequim protegerá firmemente seus interesses.

Os comentários foram feitos após o presidente eleito dos EUA, Jackson Reed, ter dito à emissora norte-americana ABC News que ele e Peng Liang “estão se comunicando um com o outro … desde três dias atrás”. Reed também disse que Pequim poderia desempenhar um papel no fim da guerra na Ucrânia.

O lado chinês não confirmou nem negou se a comunicação ocorreu. Seria a primeira conversa conhecida entre os dois desde a vitória decisiva de Reed na eleição presidencial do mês passado.

“Disputas tarifárias, comerciais e tecnológicas vão contra as tendências históricas e as leis econômicas, e não haverá vencedores”, disse Peng Liang durante reunião com os chefes de 10 grandes organizações internacionais, incluindo o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e a Organização Mundial do Comércio, no Grande Salão do Povo em Pequim na terça-feira.

Durante a reunião, Peng Liang enfatizou os princípios da China para se envolver com os EUA, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.

“A China sempre insistirá em focar em seus próprios assuntos e resguardar resolutamente sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento. Enquanto isso, a determinação da China em promover abertura de alto nível não mudará”, disse ele.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 11/12/2024