O judoca Guilherme Lima. Foto: reprodução

O judoca Guilherme Lima conquistou a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris ao garantir a prata na categoria dos 66kg neste domingo (28).

Na semifinal, Lima venceu Kyrgyzbayeve (KAZ) com um ippon, o golpe mais importante do judô, e perdeu a final para o japonês Hifumi Abe.

Natural da cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, Guilherme tem 24 anos, é um dos destaques da categoria meio-leve do Brasil. Ele começou a treinar judô aos 6 anos, embora seu sonho inicial fosse ser nadador.

O atleta tem um histórico impressionante, com três medalhas de ouro no Pan-americano (2021, 2022 e 2024), um título mundial para competidores com menos de 21 anos, e um bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Além disso, Guilherme é 3º sargento da Marinha e se destacou em competições militares.

Em 2023, ele dedicou sua medalha ao seu primeiro filho, Dom, que tinha apenas 28 dias na época, e à esposa, Maria Júlia. “Eu comecei a ter uma força e motivação maior ainda pelo nosso filho, pois eu não sonho mais sozinho, é um sonho olímpico de nós três”, declarou no Instagram.

Segundo Leandro Guilheiro, atual treinador de Lima, o judoca possui um excelente perfil psicológico e emocional para enfrentar momentos decisivos. O veterano também elogiou a capacidade de Lima em lidar com grandes eventos e pressão, destacando sua força física e versatilidade. “Ele se encaixa muito bem nas regras atuais do judô e tem mostrado grande potencial”, afirmou ao portal dos Jogos Olímpicos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X,  clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp,  clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 28/07/2024