A Comissão de Serviços Públicos aprovou o plano de segurança da Waymo, abrindo caminho para a expansão dos robotaxis na Baía Sul
A unidade Waymo da Alphabet recebeu aprovação para expandir seu serviço de transporte autônomo para mais partes da área da Baía de São Francisco, incluindo San Jose. Em março, a empresa apresentou um pedido à Comissão de Serviços Públicos da Califórnia para obter aprovação para seu mais recente plano de segurança para passageiros, um passo fundamental para obter permissão para operar veículos autônomos em uma área mais ampla.
Nesta segunda-feira (19), a expansão proposta foi aprovada, permitindo que a cobertura de veículos autônomos da Waymo se estendesse de São Francisco até a Península.
“Estamos muito animados em anunciar que a CPUC aprovou nossa solicitação para operar nosso serviço de transporte comercial totalmente autônomo na Baía Sul e em quase toda a cidade de San Jose!”, escreveu a empresa em uma publicação no X na segunda-feira.
“Embora isso não altere nossas operações no curto prazo, estamos ansiosos para levar os benefícios do Waymo One a mais áreas da Área da Baía no futuro.”
O prefeito de San Jose, Matt Mahan, foi um dos primeiros a apoiar a proposta, postando que “a Waymo incorpora o espírito de inovação da nossa região — então já era hora de eles se juntarem a nós aqui na capital do Vale do Silício”.
À medida que a Waymo continua a se expandir, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia está considerando novas regras para testes e implantação de veículos autônomos.
Em abril, a Alphabet relatou que a Waymo está realizando mais de 250 mil viagens de robotaxi pagas por semana nos EUA. Naquele mês, a Waymo e a Toyota anunciaram uma parceria preliminar para explorar a possibilidade de levar a tecnologia robotaxi para veículos de propriedade pessoal.