Washington pode tornar cidades europeias em alvos russos, avisa Moscou

O Kremlin emitiu um alerta no sábado 13, afirmando que a decisão de instalar mísseis americanos de longo alcance na Alemanha pode transformar as capitais europeias em alvos para a Rússia, repetindo um confronto semelhante à Guerra Fria.

“A Europa é o alvo dos nossos mísseis, o nosso país é o alvo dos mísseis americanos na Europa. Já vivemos isso. Temos a capacidade de parar estes mísseis, mas as vítimas potenciais são as capitais desses países europeus”, disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.

Na cúpula da Otan, Washington e Berlim anunciaram que iniciarão a implantação de mísseis americanos de longo alcance na Alemanha em 2026.

O comunicado mencionou a implantação de mísseis SM-6, mísseis Tomahawk e armas hipersônicas em desenvolvimento, o que aumentará o alcance dos projéteis atualmente implantados na Europa.

O Kremlin condenou a decisão, que criticou como um retorno à Guerra Fria, e o ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, e o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, falaram por telefone sobre a redução do risco de uma possível escalada, informou Moscou.

O Pentágono destacou a importância de manter linhas de comunicação com a Rússia, em meio ao conflito na Ucrânia, apoiada pelas potências ocidentais desde que Moscou lançou uma operação militar em fevereiro de 2022.

Artigo Anterior

Agronegócio brasileiro registra crescimento expressivo na exportação, alcançando US$ 82,39 bilhões no primeiro semestre

Próximo Artigo

O legado italiano no Brasil: 150 anos de imigração e memória

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!