Quase dois meses após a decepção com o segundo lugar na eleição da Bola de Ouro pela revista France Football, o atacante Vinicius Júnior foi, enfim, reconhecido como o melhor jogador de futebol do mundo. Nesta terça-feira 17, ele foi coroado pela Fifa como o melhor atleta masculino da modalidade na temporada.

O jogador do Real Madrid é o primeiro homem brasileiro a vencer a eleição desde 2007, quando Kaká foi escolhido. De lá para cá, a premiação passou por mudanças, tendo inclusive sido entregue junto à Bola de Ouro por seis anos consecutivos. Em todo esse tempo, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo conquistaram a maioria dos troféus individuais do futebol.

Segundo os critérios da premiação entregue nesta terça, os atletas deveriam ser avaliados por seus desempenhos entre agosto de 2023 e agosto de 2024 (o que corresponde, grosso modo, à temporada europeia do futebol). No período, Vini foi um dos destaques do Real Madrid, clube que conquistou o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões – o principal torneio europeu de clubes, com direito a gol do brasileiro na partida decisiva.

A escolha é feita a partir dos votos de quatro grupos: capitães das seleções nacionais, treinadores dessas seleções, jornalistas de países filiados à Fifa e torcedores. Os votos de cada grupo têm o mesmo peso – ou seja, cada grupo representa 25% do resultado final.

As atuações pelo clube colocaram Vini como o principal favorito às conquistas dos troféus referentes às melhores atuações individuais. Entretanto, ele foi superado por Rodri, meio-campista do Manchester City e da seleção espanhola, pela qual conquistou o campeonato europeu de seleções neste ano. A escolha de Rodri foi muito questionada por torcedores brasileiros e pelo Real Madrid, que boicotou a cerimônia de premiação.

Além do talento em campo, Vini Júnior se tornou uma referência fora das quatro linhas. Alvo frequente de manifestações de ódio nos estádios e fora deles, especialmente na Espanha, ele se consolidou como uma referência da luta antirracista no mundo.

Revelado pelo Flamengo, foi contratado pelo Real Madrid por 45 milhões de euros antes mesmo de completar 18 anos – idade mínima para a transferência. Ao completar a maioridade, rumou para a Europa. Em pouco tempo se consolidou como titular e, aos poucos, como um dos principais jogadores da equipe, tendo conquistado mais de 10 títulos como profissional.

Titular da Seleção Brasileira nos últimos anos, ainda não conquistou troféus pela equipe principal. Participou da Copa do Mundo de 2022, a primeira de sua carreira, tendo marcado um gol e dado duas assistências.

Outros brasileiros

Antes de Vini e Kaká, outros quatro jogadores brasileiros foram aclamados pela Fifa como melhores jogadores do mundo entre os homens. O primeiro deles foi o hoje senador Romário, em 1994. Em seguida vieram Ronaldo (por três vezes: em 1996, 1997 e 2002); Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005).

Entre as mulheres, Marta foi a única eleita melhor do mundo até aqui. Ela é a recordista de conquistas, com seis: 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. Foi, ainda, eleita a segunda melhor do planeta por cinco vezes e a terceira por outras duas.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/12/2024