Os trabalhadores terceirizados do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) não receberam o 13º salário, como prevê a legislação trabalhista. Quando perceberam a irregularidade, o sindicato rapidamente se mobilizou, organizou os trabalhadores e, no dia 26 de dezembro, toda a categoria entrou em greve.

Relatos indicam que os trabalhadores enfrentaram dificuldades inúmeras, caracterizando uma situação de exploração e humilhação generalizada, com a categoria passando o Natal sem ceia e vendo suas contas atrasarem.

Representando 102 trabalhadores, o sindicato da categoria (Sindesv-DF), informou que todas as alas do Hospital de Base ficaram sem segurança durante o período da greve. O sindicato também comunicou que os trabalhadores estão sem o pagamento das férias, com o FGTS atrasado e sem o valor retroativo da data-base.

O Instituto Iges-DF, responsável pela administração do hospital, informou que terceirizou o serviço de vigilância para a empresa Visan Segurança. Iges-DF afirmou que não possui débitos com a terceirizada e acusa a Visan de ser responsável pelo não cumprimento das obrigações contratuais.

O fato é que o dinheiro foi repassado pelo Estado para garantir o serviço prestado pela empresa terceirizada no hospital. No caso, os repasses foram feitos ao Iges-DF, que contratou a Visan Segurança, mas este dinheiro não foi repassado aos trabalhadores. A Visan reteve os recursos e desrespeita os direitos dos trabalhadores, não efetuando os pagamentos devidos.

Diante disso, a única alternativa para reverter essa situação de injustiça é a paralisação do serviço, por meio da organização sindical e mobilização popular. Com 100% da categoria em greve, a Iges-DF, contratante da Visan, efetuou o pagamento do 13º salário após cinco horas de paralisação. O sindicato informou que continuará a luta para garantir o pagamento dos outros valores que continuam pendentes por parte da terceirizada Visan.

Este caso confirma que a terceirização resulta na precarização e humilhação dos trabalhadores. O único caminho para enfrentar o sistema de trabalho exploratório é por meio da mobilização popular e da organização da greve.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 31/12/2024