
A passagem da tempestade Martinho por Portugal levou ventos fortes e chuvas intensas ao país, deixando um rastro de destruição em várias regiões. Até a manhã desta quinta-feira (20), foram registradas 638 ocorrências relacionadas ao mau tempo, incluindo quedas de árvores, postes de eletricidade e até uma torre de comunicações.
Quase todos os distritos de Portugal estiveram sob aviso laranja durante a madrugada, alertando para os riscos causados pela tempestade. Na capital Lisboa, os ventos ultrapassaram 120 km/h.
No aeródromo de Tires, três aviões de pequeno porte foram virados pela força do vento. Segundo relatos, as aeronaves, que pesam até duas toneladas, estavam devidamente estacionados e sem passageiros. Dois deles pertencem a uma escola de aviação, e o terceiro é particular.
Resultado da tempestade Martinho na região de Lisboa pic.twitter.com/bKLT02KI9S
— Notícia da Rua (@noticiadarua) March 20, 2025
O vento não perdoou no aeródromo de Cascais: avionetas viradas pela força da tempestade Martinho. pic.twitter.com/WXeLQe0Hdi
— MisterMar (@XMisterMar) March 20, 2025
Além dos danos no aeródromo, a tempestade causou transtornos em outras áreas. A queda de árvores foi um dos problemas mais recorrentes, com várias delas caindo sobre carros estacionados, como mostram fotos e vídeos compartilhados pela população. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento em que uma das aeronaves é levantada e tombada pela ventania.
Na linha ferroviária de Cascais, uma árvore derrubada interrompeu o transporte, ferindo levemente o maquinista de um trem. A linha é uma das principais vias de ligação na área metropolitana, e a interrupção causou transtornos para milhares de passageiros.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou 4,2 mil ocorrências relacionadas à tempestade. A prefeitura de Lisboa confirmou que seis pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.
Estragos da tempestade Martinho em Bucelas pic.twitter.com/0bthHeK8cM
— Notícia da Rua (@noticiadarua) March 20, 2025
Não sei se foi somente connosco, mas ontem a tempestade Martinho assustou-nos a sério 😬
O vento e a chuva foram muito fortes durante bastante tempo, deixando um rasto de destruição pela cidade 🌧️💨
🎥 IG @lisboawithoutfilters
pic.twitter.com/MifB8c89Yy— Lisboa Secreta (@lisboasecreta) March 20, 2025
A tempestade Martinho causou um total de 5800 ocorrências entre a meia-noite e as 11h da manhã desta quinta-feira.
Veja aqui as últimas atualizações: https://t.co/dRpvVTGjKC pic.twitter.com/mQrGZQpzVl
— Expresso (@expresso) March 20, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line