Mastros danificados no navio de treinamento da Marinha do México Cuauhtémoc após ele colidir com a Ponte do Brooklyn, em Nova York

Duas pessoas morreram e 19 outras ficaram feridas após um grande navio de treinamento da Marinha do México colidir com a Ponte do Brooklyn, em Nova York.

A polícia informou que o Cuauhtémoc, com 277 pessoas a bordo, perdeu potência no sábado enquanto o capitão manobrava a embarcação, o que a forçou a se dirigir para o pilar da ponte do Brooklyn.

Imagens mostram os mastros altos do navio atingindo a estrutura enquanto ele passava sob ela. Membros da tripulação estavam em cima dos mastros quando eles se quebraram e caíram no convés, disseram as autoridades.

Nick Corso, morador do Brooklyn que testemunhou o acidente, disse que o entorno entrou em pânico. “Havia muitos gritos, alguns marinheiros pendurados nos mastros”, disse ele à AFP.

O prefeito de Nova York, Eric Adams, confirmou no X que duas pessoas morreram e duas das 19 feridas estavam em estado crítico.

A Ponte do Brooklyn não sofreu danos significativos e foi reaberta após uma inspeção preliminar. A polícia informou que acreditava que “problemas mecânicos” e uma queda de energia causaram a colisão.

A Guarda Costeira de Nova York disse que o Cuauhtémoc perdeu os três mastros. Todo o pessoal do navio foi localizado e ninguém caiu na água.

Multidões fugiram do calçadão do Brooklyn enquanto o navio atingia a ponte.

 

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, expressou profunda consternação pela perda de dois membros da tripulação no acidente.

O Cuauhtémoc foi rebocado do local após a colisão. A embarcação, que mede 91 metros de comprimento e 12 metros de largura, de acordo com a Marinha do México, fez sua primeira viagem em 1982.

Todo ano, ela parte no final das aulas da escola naval militar para concluir o treinamento dos cadetes.

Neste ano, ela partiu do porto mexicano de Acapulco em 6 de abril, informou a marinha. O destino final seria a Islândia. O roteiro do barco incluía paradas na Jamaica, em Cuba e em NY. Depois, o navio seguiria para Islândia, França e Escócia, entre outros países. Seriam 254 dias de viagem ao todo, 170 deles no mar.

A polícia informou que a altura dos mastros do Cuauhtémoc era de 48,2 metros. O site do departamento de transportes de Nova York informa que a ponte tem uma altura de 41 metros no centro.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/05/2025