![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2024/12/deslizamento-conceicao-do-para.jpg)
Trabalhadores da mina Turmalina, localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará (MG), foram evacuados na manhã deste sábado (7) após uma anomalia ser detectada em uma pilha de rejeitos. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram deslizamentos no local. Apesar do susto, não houve registro de feridos.
A Jaguar Mining, responsável pela unidade, informou que o problema foi identificado durante uma inspeção de rotina. Em nota oficial, a empresa afirmou ter notificado os órgãos fiscalizadores e regulatórios imediatamente e declarou estar prestando apoio à comunidade local.
“Estamos dando o suporte necessário aos moradores e seguiremos reportando novas informações aos órgãos responsáveis”, afirmou a empresa.
Uma pilha de rejeitos desmoronou dentro da Mina de Turmalina, em Conceição do Pará, no Centro-Oeste de Minas Gerais, na manhã deste sábado (7). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
📹 Reprodução/Redes Sociais pic.twitter.com/rK2Q1hVVSE
— Jornal Hoje em Dia (@jornalhojeemdia) December 7, 2024
A Prefeitura de Conceição do Pará comunicou que está aguardando uma inspeção técnica por uma empresa contratada pela Jaguar Mining. Em colaboração com a mineradora, o município declarou possuir um plano de contingência para agir rapidamente em casos emergenciais.
Segundo o Departamento de Comunicação da Prefeitura, uma casa no povoado de Casquilho sofreu danos em sua área externa devido ao deslocamento de terra. Equipes da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Nova Serrana foram acionadas para monitorar a situação.
Um posto de comando foi montado na região para coordenar as ações de gerenciamento do incidente. A Defesa Civil de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) também foram notificados e aguardam mais detalhes sobre a ocorrência. A reportagem entrou em contato com as assessorias desses órgãos e aguarda respostas.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line