Boato – Vídeos com mulheres chorando em hospitais mostrariam Preta Gil implorando para não morrer.
Análise
Com a comoção causada pela morte da cantora Preta Gil, começaram a circular vídeos nas redes sociais que mostram mulheres gritando ou chorando em hospitais. As imagens vêm sendo atribuídas à artista, sugerindo que ela estaria em desespero, sentindo fortes dores e implorando para não morrer.
As publicações viralizaram em plataformas como TikTok, Facebook, Instagram e Kwai, sempre com legendas dramáticas para causar impacto emocional. Leia:
Vejam só o desespero da Preta Gil gritando que ela não quer morrer. Muito triste. Preta Gil não estava mais se aguentando de tanta dor e chora muito. Ela implorava pra essa dor sair dela, pois não aguentava mais sofrer
Checagem
O conteúdo gerou grande comoção, mas alguns elementos levantaram dúvidas. Por isso, vamos responder a três perguntas centrais: 1) Os vídeos mostram realmente Preta Gil chorando de dor? 2) De onde surgiram as imagens? 3) E há outros boatos circulando após a morte da cantora?
Os vídeos mostram realmente Preta Gil chorando de dor e implorando para não morrer em hospital?
Não. Os vídeos que circulam nas redes sociais não mostram Preta Gil. Embora estejam sendo compartilhados como se fossem da cantora, não há qualquer elemento que confirme a identidade da pessoa filmada. A voz da mulher que aparece nas imagens não condiz com a voz pública de Preta Gil e os detalhes do cenário hospitalar não batem com o que se sabe sobre a internação dela. Além disso, nenhuma fonte confiável publicou qualquer registro semelhante.
Qual a origem dos vídeos atribuídos a Preta Gil?
As imagens não têm uma origem clara e documentada, o que já é um indicativo de que não se tratam de registros verídicos da internação de Preta Gil. Tudo indica que os vídeos foram retirados de outras situações hospitalares, gravados sem autorização, e reutilizados com legendas falsas. Em uma das versões mais compartilhadas, é possível perceber elementos de maternidade, como leitos adaptados e presença de profissionais obstétricos, reforçando a hipótese de que se trata de um momento de parto. Mesmo com a gravidade do quadro de saúde da cantora, não há qualquer relato de cenas como as que estão sendo divulgadas.
Há outras fake news sobre a morte da cantora?
Sim. A morte de Preta Gil tem sido explorada por desinformadores em várias frentes. Circularam boatos de que ela teria escrito uma carta pedindo perdão a Bolsonaro, o que também é falso. Você pode conferir a checagem completa nesse link. Outra notícia falsa dava conta de que a cantora teria zombado do ex-presidente Jair Bolsonaro por causa da bolsa de colostomia e sofrido um castigo divino, numa narrativa completamente distorcida e de viés político-religioso. Esse conteúdo também já foi desmentido, como mostra essa checagem.
Conclusão
Vídeos que mostram mulheres chorando e gritando em hospitais estão sendo falsamente atribuídos à cantora Preta Gil. Não há qualquer indício de que as imagens tenham relação com sua internação. Voz, cenário e contexto revelam que os vídeos foram tirados de outras situações médicas e usados para provocar comoção. Trata-se de mais um exemplo de exploração emocional típica de boatos virais.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)