VÍDEO – Vulcão Etna entra em erupção na Itália e espanta turistas

Vulcão Etna em erupção na Itália. Foto: Nicola Santucci

O Monte Etna, o vulcão ativo mais alto da Europa, entrou em erupção nesta segunda-feira (2), expelindo uma enorme nuvem de cinzas e gás que alcançou 6,5 quilômetros de altura. O fenômeno ocorreu após o colapso de parte da cratera do vulcão, localizado na Sicília, sul da Itália, conforme informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV).

A erupção começou por volta das 11h24 no horário local (6h24 em Brasília), com uma espessa coluna de fumaça cinzenta sendo visível a quilômetros de distância. O INGV alertou que as cinzas devem se deslocar em direção ao sudoeste, levando as autoridades a emitirem um alerta vermelho para o tráfego aéreo na região. Apesar disso, o Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini, em Catânia, continua operando normalmente.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais pelo turista francês Aurelien Pouzin mostra visitantes correndo para deixar a área do vulcão após o aumento da atividade sísmica. As imagens registram o momento em que explosões quase contínuas e de intensidade crescente começaram a ocorrer, acompanhadas por um pequeno transbordamento de lava na cratera sul.

Apesar da força da erupção, os tremores estão restritos ao cume do vulcão, a 2.900 metros de altitude, sem atingir áreas habitadas. O colapso de parte da cratera aumentou os riscos de emissão de material vulcânico.

O Etna, considerado o vulcão mais ativo da Europa, já havia registrado erupções em fevereiro deste ano. Com idade estimada em mais de 500 mil anos, sua atividade magmática se estende a mais de 30 km de profundidade. O INGV monitora constantemente o vulcão, que costuma apresentar períodos de intensa atividade seguidos de calmaria.

Não há previsão de quando a atual erupção deve cessar, mas especialistas alertam que as explosões podem se intensificar nas próximas horas.

Artigo Anterior

Lula condena ofício dos EUA contra decisão de Moraes sobre plataforma Rumble

Próximo Artigo

Um compromisso pela inclusão e igualdade, por Paulo Paim

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!