
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que o governo de Donald Trump não pretende prejudicar o Brasil e que eventuais medidas tarifárias impostas pelos Estados Unidos devem ser revistas. Segundo ele, a intenção do republicano é “acertar gradativamente” e evitar injustiças. As declarações foram dadas durante participação em um videocast produzido pelo grupo Esfera Brasil.
“Tenho certeza que o tarifaço o Trump acerta. Gradativamente. Não tenho dúvida. Ele não quer o mal do país, só não quer que façam injustiças no Brasil”, disse Valdemar. As falas ocorreram no momento em que sanções americanas seguem atingindo autoridades e setores estratégicos do país.
Além de tratar das relações comerciais, Valdemar reforçou confiança na candidatura de Jair Bolsonaro para as eleições presidenciais de 2026. Mesmo inelegível, o ex-presidente’ segue como principal aposta do PL, segundo o dirigente.
“Nós vamos resolver o problema do Bolsonaro também. Nós vamos vencer essa parada de qualquer jeito. Eu tenho certeza e ainda esperança de que ele seja candidato, o que seria o ideal para nós, porque daí unifica todo o centro e a direita”, declarou.
O líder do PL também citou o retorno do deputado Eduardo Bolsonaro ao Brasil como parte da reorganização da base conservadora. Valdemar afirmou que a legenda segue firme na defesa do ex-presidente e aposta em sua liderança para o pleito.
A entrevista foi publicada no canal Esferacast, no YouTube, e ocorre em meio ao julgamento no STF sobre a trama golpista, que tem Bolsonaro como réu. O posicionamento de Valdemar reforça a estratégia do partido de sustentar a viabilidade política do ex-mandatário.