Boato – Homem errou tiros no atual da ex e se matou em Altamira (PA).

Análise

Circula nas redes sociais, especialmente em grupos de WhatsApp e perfis de vídeos sensacionalistas, um conteúdo que mostra um homem armado atirando contra outro em via pública. A legenda que acompanha o vídeo afirma que o homem seria o ex da mulher do alvo dos tiros, que teria errado os disparos e, em seguida, cometido suicídio.

A história vem sendo compartilhada com frases como “olha que loucura” e gerando indignação e curiosidade pelo suposto desfecho trágico e inusitado do caso. O vídeo não será exibido nesta checagem por conter imagens sensíveis, mas o conteúdo textual está descrito desta forma: “Olha que loucura. Em Altamira homem atira 4 vezes no atual da ex e em seguida se mata , problema que ele errou os 4 tiros no cara”.

Checagem

Infelizmente, o caso é real, mas há erros na narrativa empregada. Na checagem, vamos responder o seguinte: 1) Homem errou tiros no atual da ex e se matou em Altamira? 2) Qual é o contexto do vídeo de Altamira em que o homem atirou no atual da ex? 3) O vídeo que circula mostra um caso recente de maio de 2025?

Homem errou tiros no atual da ex e se matou em Altamira?

Não. A história contada nas redes sociais distorce completamente os fatos. O caso realmente ocorreu em Altamira, no Pará, mas o agressor, um ex-policial penal, acertou os disparos contra o atual companheiro de sua ex-mulher. A vítima foi levada ao hospital e chegou a receber apoio em campanhas por doação de sangue.

Infelizmente, como mostra o site Confirma Notícia, o homem baleado não resistiu aos ferimentos e morreu dias depois. O agressor também morreu, mas a versão de que ele errou todos os tiros e se matou é falsa.

Qual é o contexto do vídeo de Altamira em que o homem atirou no atual da ex?

O vídeo mostra um crime que aconteceu em Altamira, em janeiro de 2025, e não tem relação com fatos ocorridos em maio. De acordo com o jornal O Liberal, o autor dos disparos era um ex-policial penal movido por ciúmes. Após atirar contra o atual da ex-companheira, ele também cometeu suicídio. As imagens do vídeo coincidem com o relato de testemunhas do caso, mas a versão viral omite o desfecho real e os nomes envolvidos.

O vídeo que circula mostra um caso recente de maio de 2025?

Não. O caso voltou a circular em maio, mas o crime ocorreu meses antes, em janeiro de 2025. A data correta foi confirmada por diversos veículos de imprensa locais, como Xingu230, que noticiou o pedido de doação de sangue para a vítima. Portanto, não se trata de um episódio recente, como as publicações tentam fazer parecer.

Conclusão

Embora o vídeo seja verdadeiro e o fato tenha ocorrido em Altamira, o conteúdo que circula nas redes sociais distorce completamente o caso. O crime não aconteceu em maio, e sim em janeiro de 2025. O autor dos disparos acertou a vítima, que morreu dias depois, e também veio a óbito. A história de que ele errou todos os tiros e depois se matou é uma invenção.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 18/05/2025