O ator Selton Mello, que interpreta o deputado Rubens Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, celebrou emocionado a indicação do longa-metragem em duas indicações ao Oscar 2025, de “Melhor Filme” e “Melhor Filme Internacional”, além de sua companheira de atuação, Fernanda Torres, ser indicada na categoria de “Melhor Atriz”. Em entrevista à GloboNews, o ator destacou a importância das indicações para o reconhecimento internacional do cinema brasileiro.
“A gente sonhava com esse Melhor Filme. Essa indicação nunca aconteceu em 97 edições. Isso mostra nossa potência criativa, nossa capacidade de nos expressar de forma tão poderosa”, afirmou. “A gente merece. Esse filme merece. Toda a família Paiva merece. A nossa cultura merece. O cinema brasileiro merece”, completou.
O ator compartilhou a surpresa ao saber da indicação enquanto está na Austrália para filmagens. “Acordei o hotel. Estou em êxtase. É muito emocionante. Já esperava Fernanda Torres e o filme em Melhor Filme Internacional, mas Melhor Filme foi surpreendente”, revelou.
Selton Mello comemora indicações de “Ainda Estou Aqui” ao Oscar 2025: “A gente merece. Esse filme merece. Toda a família Paiva merece. A nossa cultura merece. O cinema brasileiro merece (…). Os sensíveis foram indicados ao Oscar hoje”.
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews:… pic.twitter.com/osVYXzlv3j
— GloboNews (@GloboNews) January 23, 2025
A alegria de Mello também foi compartilhada nas redes sociais. Logo após saber das indicações, ele publicou uma foto acompanhado de Fernanda Torres e de Walter Salles, diretor do filme, e listou motivos que fizeram a obra “nascer” vitoriosa, como “por lembrar o que jamais pode ser esquecido”, em referência à resistência na época da Ditadura Militar e “por restaurar o amor pelo cinema brasileiro”.
Entre os inúmeros comentários de famosos como Ana Maria Braga, Regina Casé e Juliana Paes, o presidente Lula (PT) também escreveu que sente orgulho do ator e da produção brasileira.
Ainda comemorando a indicação do filme, ele publicou uma edição com várias cenas de sua carreira cinematográfica, começando por um filme de quando ainda era criança, quando outra personagem perguntava a ele: “o que você sabe de Oscar, pivete?, até recortes de produções consagradas no Brasil, como “Meu Nome Não É Johnny” e “Lisbela e o Priosioneiro”. O sucesso “O Auto da Compadecida”, também foi resgatado e uma fala do protagonista, o Chicó, interpretado por ele, foi usada em inglês na legenda do post: “Só sei que foi assim”.
Ver essa foto no Instagram
Dirigido por Walter Salles, “Ainda Estou Aqui” narra a história de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), que enfrenta a ausência do marido, o deputado Rubens Paiva (Selton Mello), desaparecido durante a ditadura militar no início dos anos 1970. O longa aborda a luta de Eunice para liderar sua família enquanto busca respostas sobre o destino de seu esposo, cujo óbito só foi reconhecido em 1996.
A trama, baseada em fatos reais, já levou mais de 3,5 milhões de espectadores aos cinemas e se destacou em festivais internacionais. Em Veneza, conquistou o prêmio de Melhor Roteiro, além de acumular indicações em premiações como o Bafta, Satellite Awards e Critics’ Choice Awards.
Fernanda Torres também celebrou o momento histórico. Selton revelou que conversou com a atriz logo após o anúncio. “Ela estava muito emocionada, comovida. É uma pessoa extraordinária, não só como atriz, mas também como escritora e criativa”, disse.
Essa é a primeira indicação do Brasil a Melhor Filme Internacional em 26 anos. A última ocorreu em 1999, com “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles, que rendeu uma indicação a Fernanda Montenegro como Melhor Atriz. Desde então, a presença brasileira no Oscar se limitou a categorias como Melhor Documentário, sendo a mais recente “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, em 2020.
A 97ª cerimônia do Oscar acontece no dia 2 de março, em Los Angeles, e será apresentada pelo comediante Conan O’Brien.
Ver essa foto no Instagram
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line