
Nesta terça-feira (13), o presidente Lula (PT) participou da cerimônia de boas-vindas em Pequim, na China. Ele foi recebido pelo presidente chinês Xi Jinping no Grande Palácio do Povo. Na ocasião, ele foi recepcionado ao som de “Andar com Fé”, de Gilberto Gil, interpretada pela Banda Militar Central do Exército de Libertação Popular da China (PLA).
Lula se encontrou com o presidente chinês Xi Jinping para discutir novos acordos de cooperação entre Brasil e China, ambos alvos da guerra tarifária imposta por Donald Trump, dos EUA.
A reunião ocorreu após a cerimônia de abertura da quarta reunião ministerial do Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), onde os líderes alinharam suas posições contra o que chamaram de “bullying” comercial de Trump. Durante seu discurso, o líder chinês declarou que “bullying e hegemonismo só levam ao autoisolamento”, sem mencionar diretamente o ex-presidente dos EUA.
Lula, por sua vez, destacou que “a solução para a crise do multilateralismo não é abandoná-lo, mas sim aperfeiçoá-lo”. Ele também criticou a governança global atual, afirmando que ela “já não espelha a diversidade que habita a Terra”.
“Nossa região não deseja ser palco de disputas hegemônicas. Há mais de uma década, a CELAC declarou a América Latina e o Caribe como zona de paz. Não queremos repetir a história e encenar uma nova guerra fria. Nossa vocação é ser um dos eixos de uma ordem multipolar, na qual o Sul Global esteja devidamente representado”, disse.
🚨AGORA: Presidente Lula foi recepcionado na China ao som de "Andar com fé eu vou" de Gilberto Gil.
Muito lindo! ❤️🌟 pic.twitter.com/3MuwZTQaMi
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) May 13, 2025
A visita de Lula à China tem como objetivo fortalecer as relações comerciais entre as nações, com destaque para os investimentos chineses no Brasil.
Na segunda-feira (12), o presidente brasileiro anunciou a chegada de R$ 27 bilhões em investimentos de empresas chinesas, o que reforça o estreitamento dos laços econômicos entre os dois países.
Além disso, espera-se a assinatura de 16 atos de cooperação, incluindo protocolos e memorandos de entendimento. Outros 32 documentos ainda estão em fase de negociação, visando a expansão das parcerias bilaterais.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line