Boato – Um pastor traiu a esposa com uma irmã da igreja e, por isso, resolveu culpar uma entidade chamada Exuxota.

Análise

Em 2025, um vídeo daqueles começou a circular entre as pessoas que não nutrem simpatia por igrejas evangélicas pentecostais e aponta para uma suposta “traição de um pastor com uma entidade”.

O vídeo que circula nas redes sociais tem chamado atenção por apresentar um suposto Pastor Adélio justificando a traição de outro pastor, Anderson, alegando a influência de um espírito maligno chamado “Exuxota”.

A narrativa sugere que o Pastor Anderson estaria evangelizando quando enfrentou a entidade, o que teria culminado no ato questionável com uma irmã da igreja. Leia o texto completo do boato a seguir:

Versão 1: QUANDO EU PENSO QUE JA VI DE TUDO, ME APARECE O DEMONIO “EXUXOTA”,PARA ATENTAR UM “POBI” PASTOR.ESSA CRENRALHADA SÃO UM BANDO DE FDP MESMO.

Versão 2: meus irmãos sou pastor Adélio eu estou aqui para defender a honra de um pastor um pastor Anderson mente nela que está sendo acusado de ter saído com uma prostituta e tido com ela a relações sexuais para fins não procriativos eu conversei com o irmão Anderson nela e ele me explicou que na verdade ele estava no serviço de evangelização meus irmãos Sim essa prostituta a irmã Elisângela ela estava possuída por um demônio complicadíssimo de tirar que é o exuxota ele se esconde nas partes prudentas das irmãs e daí o irmão Anderson foi chamado foi lá com o seu cajado de várias cajadados e várias cajadadas foram muitas muitas muitas até que ele conseguiu livrar a irmã do julgo deste de demônio terrível que é o exuxota então eu gostaria que a igreja recebesse de volta esse ungido do Senhor o irmão Anderson Somente Nela amém

Checagem

A história não demorou a circular na internet. Porém, tem gente levando o caso mais sério do que o normal. Vamos analisar os principais pontos: 1) É verdade que um pastor disse que caiu em tentação por causa do Exuxota? 2) Existe pastor Adélio ou o tal Exuxota? 3) Quais são as outras fake news que utilizam o nome do Adélio?

É verdade que um pastor disse que caiu em tentação por causa do Exuxota?

Não. O vídeo é uma sátira realizada pelo humorista Márcio Américo, que se apresenta como Pastor Adélio. Essa persona fictícia é conhecida por criar conteúdos humorísticos nas redes sociais sobre questões religiosas.

O vídeo mencionado é antigo e pode ser encontrado em sua página oficial no Facebook, datado de 2022 e pode ser visto abaixo:

Existe pastor Adélio ou o tal Exuxota?

Não existe um pastor Adélio real, tampouco uma entidade chamada “Exuxota”. Esses elementos foram criados para fins humorísticos. O humorista Márcio Américo já apareceu em diversas situações semelhantes, utilizando histórias absurdas para satirizar situações religiosas. Mais detalhes sobre sua carreira estão disponíveis em sua página na Wikipédia.

Quais são as outras fake news que utilizam o nome do Adélio?

O nome do Pastor Adélio já foi associado a outras narrativas falsas e humorísticas, como a venda de uma máscara invisível ungida por R$300 (confira aqui) e balões com “ar profético” por R$500 (detalhes aqui). Todos esses conteúdos têm caráter humorístico e tiveram que ser desmentidos pelo Boatos.org porque alguém “acreditou”.

Conclusão

O vídeo que acusa o “Exuxota” como culpado pela traição de um pastor é uma sátira humorística. Tanto o personagem Pastor Adélio quanto a narrativa do “Exuxota” são fictícios e não têm base na realidade. No fim, é mais uma fake news que circula online.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 17/01/2025