Boato – O avião que caiu em São Paulo pertencia ao PCC e transportava 50 kg de ouro e documentos sigilosos sobre uma rede criminosa ligada ao tráfico internacional.
Análise
Tem viralizado no TikTok um vídeo trazendo uma revelação supostamente bombástica sobre o acidente aéreo ocorrido em São Paulo no dia 7 de fevereiro de 2025. De acordo com a publicação, o Ministério Público teria confirmado que o avião pertencia ao PCC e transportava 50 kg de ouro e documentos confidenciais.
O conteúdo sugere ainda que os tripulantes foram “silenciados” antes de chegarem ao destino final. O vídeo é recheado de imagens de líderes da facção criminosa e também de imagens genéricas de avião. Ele foi compartilhado em diversas outras redes sociais. Confira abaixo a versão completa do conteúdo compartilhado:
O AVIÃO QUE CAIU EM SP ERA DO PCC o Ministério Público de São Paulo acaba de revelar uma descoberta chocante sobre a queda do avião em São Paulo um dos tripulantes recebeu dois milhões de reais momentos antes do acidente policiais tanto da polícia quanto do Ministério Público confirmam que a Bordo estava uma maleta carregando itens de valor e documentos confidenciais que expõem uma rede criminosa do PCC ligada ao tráfico internacional de armas na Maleta foram encontrados 50 kg de lingotes de ouro avaliados em 15 milhões de reais e cartões de memória criptografados com registros de movimentações bancárias o destino era Porto Alegre onde um encontro secreto de lideranças criminosas estavam prestes a acontecer segundo investigações agora a pergunta que não quer calar quem mandou silenciar esses passageiros siga este perfil e comente quero saber para mais detalhes
Checagem
O conteúdo deixou muitas pessoas alarmadas, mas não passa de um boato infundado espalhado no Tiktok. Para verificar a veracidade da história, respondendo às seguintes questões: 1) O avião que caiu em São Paulo era do PCC e estava carregado de ouro? 2) De quem era o avião que caiu em São Paulo? 3) Por que vídeos assim são criados na internet?
O avião que caiu em São Paulo era do PCC e estava carregado de ouro?
Não há qualquer informação oficial do Ministério Público ou das autoridades policiais que confirme essa história. O suposto envolvimento do PCC e a existência de ouro na aeronave são informações falsas que foram criadas no vídeo viral de um canal no TikTok. Se as suspeitas fossem reais, já teriam virado notícia na mídia.
De quem era o avião que caiu em São Paulo?
De acordo com o O Globo, a aeronave pertencia ao advogado Márcio Louzada Carpena, que havia comprado o avião recentemente e foi uma das vítimas da tragédia. O acidente ocorreu logo após a decolagem, e não há qualquer indício de que a queda tenha sido resultado de um atentado ou ação criminosa. O modelo do avião, como mostra esta matéria, era um King Air F90 que havia sido fabricado em 1981 e havia passado por reparos.
Por que vídeos assim são criados na internet?
Esse tipo de vídeo tem um objetivo claro: gerar engajamento e atrair visualizações. O TikTok, assim como outras redes sociais, recompensa conteúdos virais, e vídeos sensacionalistas se espalharam sempre. O Boatos.org já desmentiu casos semelhantes, como a falsa descoberta de túneis secretos ligados a políticos e organizações criminosas, como nestes exemplos: boato sobre túnel na Caixa Econômica, boato sobre túnel na casa de Pablo Marçal e boato sobre fuga por túnel secreto no Congresso.
Conclusão
O vídeo que aponta que o avião que caiu em São Paulo pertencia ao PCC e transportava ouro é falso. Não há qualquer confirmação do Ministério Público ou das autoridades sobre essa suposta ligação criminosa. A aeronave era particular, e sua queda foi resultado de um acidente. O vídeo faz parte de uma onda de desinformação que visa gerar engajamento por meio do sensacionalismo em redes sociais de vídeos.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)