VÍDEO: Putin se pronuncia sobre tarifaço de Trump contra o Brasil

Putin, presidente da Rússia. Foto: Alexander Zemlianichenko/AP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (3/9) que as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras estão ligadas a problemas políticos internos do Brasil, incluindo relações de autoridades com o ex-presidente Jair Bolsonaro. As declarações foram feitas em Pequim, durante visita oficial à China.

Putin comparou o caso brasileiro ao da Índia, que também sofreu sobretaxa por importar petróleo russo. Segundo ele, enquanto no caso indiano o argumento foi comercial, no Brasil houve fatores ligados à política doméstica. “Há problemas na situação política, incluindo nas relações entre autoridades atuais e o ex-presidente Bolsonaro”, disse.

As tarifas, que entraram em vigor em 6 de agosto, atingem produtos como aço e commodities agrícolas, mas deixaram de fora derivados de petróleo, ferro-gusa, produtos de aviação civil e suco de laranja, que representam cerca de 43% das exportações brasileiras.

O presidente norte-americano, Donald Trump, justificou a medida dizendo que o Brasil vive uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro e criticou decisões do ministro Alexandre de Moraes. A declaração foi feita enquanto o Supremo Tribunal Federal realiza julgamento sobre a trama golpista de 2022.

Putin declarou ainda que desequilíbrios comerciais devem ser resolvidos por negociação, e não por sanções. Para ele, “é impossível manter relações com tantos parceiros nesse tom”. O líder russo defendeu a retomada de um diálogo econômico “normal” entre os países.

Durante a entrevista, Putin também comentou a guerra na Ucrânia. Ele afirmou que vê chance de encerrar o conflito por meio de negociações, mas ressaltou que está preparado para usar a força caso não haja acordo.

Artigo Anterior

Está cada dia mais difícil esconder as ilegalidades de Moraes

Próximo Artigo

Câmara aprova projeto que proíbe cobrança para sindicatos na folha de aposentados do INSS

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!