
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou, durante visita à França nesta quinta-feira (27), que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “morrerá em breve”. A fala foi dada em entrevista à France TV, em meio a especulações sobre a saúde do líder russo.
“Ele [Putin] morrerá em breve, isso é um fato, e isso chegará ao fim”, afirmou Zelensky, após se reunir com o presidente francês Emmanuel Macron, em Paris.
De acordo com o presidente ucraniano, Putin estaria enfrentando diversos problemas de saúde, incluindo derrames, câncer em estágio avançado e Parkinson.
Em 2022, uma imagem de Putin curvado sobre uma cadeira, segurando uma mesa e falando de forma arrastada durante uma reunião com o então ministro da Defesa, Sergei Shoigu, reacendeu os rumores sobre sua condição física.
🇺🇦🇷🇺 | ZELENSKY NÃO QUER A PAZ, ELE ESTÁ EM UMA NEGOCIAÇÃO DE PAZ E NÃO CONSEGUE FICAR COM A SUA BOCA DE MERDA CALADA
Presidente ucraniano Zelenskyy: "Putin morrerá em breve, isso é um fato, e sua vida histórica, segura e fracassada chegará ao fim." pic.twitter.com/hax6DysVsL
— Tradutor News (@tradutornews) March 26, 2025
Cessar-fogo
Ainda na capital francesa, Zelensky demonstrou otimismo quanto ao fim da guerra, afirmando que acredita ser possível alcançar a paz ainda este ano. No entanto, rejeitou os termos propostos pela Rússia, que exigem a interrupção do fornecimento de armas e de informações de inteligência por parte dos aliados ocidentais como pré-requisito para um cessar-fogo.
No início da semana, Rússia e Ucrânia participaram de negociações diplomáticas separadas em Riad, na Arábia Saudita. Segundo a Casa Branca, após três dias de reuniões, os dois países concordaram em suspender os confrontos no Mar Negro e começaram a discutir medidas para cessar os ataques a instalações de energia.
Apesar do avanço parcial, o cenário voltou a se agravar. Na última quarta-feira (26), os dois lados trocaram acusações sobre a falta de compromisso com o processo de paz no Leste Europeu. Novos ataques resultaram em mortos de ambos os lados da fronteira, enquanto novos encontros diplomáticos com representantes da União Europeia e dos Estados Unidos seguem sendo organizados.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line