Luís Cláudio de Almeida. Foto: Divulgação

Um piloto da VoePass, empresa dona do avião que caiu em Vinhedo (SP), relatou em audiência pública na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a pressão para exceder a escala de trabalho. A tragédia deixou 62 mortos. O acidente ocorreu na sexta-feira (9).

Em junho, o piloto Luís Cláudio de Almeida denunciou uma rotina de fadiga constante e exigências excessivas por parte da companhia. Durante a audiência pública, Luís Cláudio de Almeida revelou que a VoePass frequentemente solicitava que ele realizasse voos mesmo em seus dias de folga. “A empresa, às vezes, me liga para fazer um voo: ‘Vai, vai que dá [para voar]’. ‘Mas [na escala] diz que não é para ir’”, afirmou Almeida, relatando que recebeu até oito ligações em dias que não deveria trabalhar.

Almeida expressou sua preocupação com o risco de um possível acidente aéreo devido à fadiga dos pilotos. “A gente acorda da escala, quando você acorda tem oito ligações da escala no seu dia de folga. Eu estava de folga e precisei desligar meu celular”, contou. O piloto também alertou para a possibilidade de um futuro acidente e pediu por mais conforto e melhores condições de trabalho.

Em resposta às acusações, a VoePass declarou que “cumpre com todos os requisitos legais, considerando jornada e folgas, de acordo com o regulamento brasileiro da Aviação Civil RBAC-117, que disciplina a jornada e gestão da fadiga dos tripulantes”. A empresa negou qualquer irregularidade e afirmou que suas práticas estão em conformidade com as normas vigentes.

O acidente ocorreu em Vinhedo, quando a aeronave da VoePass, que havia decolado de Cascavel, Paraná, às 11h58, caiu em uma área residencial. A aeronave tinha como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O trágico acidente resultou na morte de 62 pessoas, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes. Os corpos das vítimas serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Campinas, conforme informou o Governo de São Paulo.

Chegamos ao Blue Sky,clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 10/08/2024