
Neste domingo (11), o papa Leão XIV fez um emocionado apelo pela paz duradoura na Ucrânia e pela libertação dos reféns israelenses na Faixa de Gaza, durante sua primeira oração dominical na Praça São Pedro, no Vaticano.
O religioso, que iniciou seu pontificado na quinta-feira (8), também celebrou o cessar-fogo entre Índia e Paquistão, aproveitando a ocasião para chamar atenção para a importância do multilateralismo e da resolução pacífica dos conflitos.
Leão XIV lembrou que a Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos, deixando um legado de 60 milhões de mortos. “No cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial fragmentada, como várias vezes afirmou o papa Francisco, eu também gostaria de me dirigir às autoridades do mundo, repetindo um apelo sempre atual: guerra nunca mais”, disse.
Ele também se emocionou ao falar sobre a situação em Gaza, onde, horas antes, um ataque israelense havia matado dez pessoas, incluindo quatro menores.
“Estou profundamente triste com o que acontece na Faixa de Gaza”, afirmou, pedindo um cessar-fogo imediato e a liberação dos reféns mantidos pelo Hamas.
No discurso, Leão XIV repetiu a palavra “paz” por dez vezes, destacando a necessidade urgente de resolver os conflitos no mundo. “Que todos os prisioneiros sejam libertados e que as crianças sejam devolvidas às suas famílias”, pediu.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line