
Após um dia repleto de homenagens e cerimônias, o papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, tornando-se o primeiro pontífice a ser enterrado fora do Vaticano em 122 anos. O funeral contou com a presença de chefes de Estado e mais de 400 mil pessoas. À noite, centenas de fiéis se reuniram para uma reza do rosário, em frente ao local onde o papa foi sepultado.
O papa Francisco sempre teve uma relação especial com Santa Maria Maior, a igreja que mais frequentava em Roma. Ele visitou o local mais de cem vezes durante seu pontificado. “Eu não vinha muito nesta igreja, mas uma vez entrei por acaso e o encontrei. Foi incrível, ele era muito simpático”, disse Blanca Solorseno, moradora de Roma. “Sempre era visto em algum lugar da cidade, sem muitos seguranças, muito tranquilo.”
A cerimônia fúnebre foi encerrada com a retirada da pintura bizantina de Salus Populi Romani da basílica, acompanhada de um coral e convidados especiais. O evento aconteceu sem que o trânsito fosse interrompido, o que deu um tom peculiar à cerimônia. Alguns motoristas pararam para acompanhar a celebração por telões instalados no local.
“Não deveriam ser chamados de ‘últimos’, eram quem o papa priorizava”, afirmou uma assistente social ao jornal La Repubblica, referindo-se ao grupo de pessoas socialmente vulneráveis que o Vaticano escolheu para dar boas-vindas ao caixão de Francisco. Esse grupo incluía imigrantes, moradores de rua e travestis, que sempre foram prioridade no papado do pontífice.
A cerimônia culminou com aplausos espontâneos da multidão, e flores foram deixadas junto ao altar improvisado. O túmulo de Francisco, marcado por uma simples lápide com seu nome, será aberto para visitação a partir deste domingo (27).
A Basílica de Santa Maria Maior, onde Francisco foi sepultado, continuará a funcionar normalmente. Missas regulares serão celebradas no local, que abrirá diariamente para visitação, em conformidade com os desejos do papa.
Este evento marca o encerramento de um longo dia de despedidas ao papa Francisco, que deixou um legado de humildade e proximidade com os mais necessitados.
EMOCIONANTE E HISTÓRICO! A despedida de Papo Francisco reuniu mais de 200 mil de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano. O Papa que pensava a humanidade com compaixão, justiça social e solidariedade deixará inúmeras saudades ❤️✊🏾 pic.twitter.com/hvMnUVMVdZ
— Renata Souza (@renatasouzario) April 26, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line