O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante reunião na Casa Branca, nesta terça (6). Foto: Jim Watson/AFP

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, deu uma invertida no presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante reunião na Casa Branca nesta terça (6) e afirmou que seu país “não está à venda”. O republicano vem dizendo desde o ano passado que quer transformar a nação vizinha no 51º estado americano.

Durante o encontro, Trump olhou para um mapa e afirmou que faria sentido unir os dois países. Ele diz que o desenho ficaria “muito bonito” e que os canadenses poderiam contar com uma queda em seus impostos se a anexação ocorresse.

Em resposta, Carney afirmou que existem lugares que nunca poderão ser vendidos e citou o seu país como um dos exemplos.

“Bem, se me permite, como você sabe pelo mercado imobiliário, há alguns lugares que nunca estão à venda. Estamos sentados em um agora [Casa Branca]; o Palácio de Buckingham, que você também visitou; e, tendo me encontrado com os donos do Canadá ao longo da campanha, nos últimos meses, não está à venda. Nunca estará”, afirmou.

Trump replicou e disse para o premiê “nunca dizer nunca”. “Já tive muitas, muitas coisas que não eram possíveis, e acabaram se tornando possíveis”, afirmou o republicano.

Antes da visita de Carney, Trump fez um post atacando o Canadá, um antigo aliado, em sua própria rede social, a Truth Social. “Eu realmente quero trabalhar com ele, mas não consigo entender uma simples verdade — Por que os Estados Unidos estão subsidiando o Canadá em US$ 200 bilhões por ano, além de oferecer proteção militar gratuita e muitas outras coisas?”, escreveu.

O mandatário americano ainda disse que seu país não necessita de carros, de madeira ou da energia canadense. “Não precisamos de NADA do que eles têm, exceto da amizade deles, que esperamos manter para sempre”, prosseguiu no post.

O primeiro-ministro do Canadá foi eleito em 28 de abril para suceder Justin Trudeau. O antigo premiê do país era chamado de “governador Trudeau” por Trump.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/05/2025