
O Vaticano anunciou, na tarde desta quinta (8), quem será o novo papa que sucederá Francisco: o americano Robert Francis Prevost, que assumirá o nome Leão XIV durante seu papado. A conclusão do conclave ocorreu por volta das 13h08, com a emissão de fumaça branca na chaminé da Capela Sistina.
Após ser anunciado pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, o novo pontífice faz um discurso na Basílica de São Pedro. Ele agradeceu Francisco e afirmou: “Nos ajudem a construir pontes, com diálogo, com encontros, todos juntos, num único povo”.
Leão XIV, o novo papa, faz primeiro discurso: "Nos ajudem a construir pontes, com diálogo, com encontros, todos juntos, num único povo. Obrigado, papa Francisco". pic.twitter.com/qYrR4rQF7V
— GloboNews (@GloboNews) May 8, 2025
Prevost foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais, dois terços dos eleitores do conclave, e será o primeiro americano a assumir o posto. “Quero agradecer todos os irmãos cardeais que me escolheram como sucessor de Pedro para caminhar junto com vocês enquanto Igreja unida e sempre em busca da paz e da Justiça”, prosseguiu.
Novo papa, Leão XIV agradece a cardeais que o elegeram e diz que é filho de Santo Agostinho.
➡ Assista ao #Estúdioi: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/9p5f5irRiC
— GloboNews (@GloboNews) May 8, 2025
Ao fim do discurso, Leão XIV fez sua primeira oração:
Papa Leão XIV faz primeira oração após eleito novo pontífice. O americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido sucessor de Francisco no segundo dia de conclave. Confira!
➡ Assista ao #Estúdioi: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/UUHJFE2X8a
— GloboNews (@GloboNews) May 8, 2025
O novo pontífice ficou conhecido como “pastor de duas pátrias” por sua atuação missionária no Peru desde a década de 1980. Próximo de Francisco, que era argentino, ele é fluente em espanhol e passou anos estudando a Igreja na América Latina.
Prevost ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos e sua candidatura foi apontada como a continuação de uma gestão mais progressista, já que ele faz parte de uma vertente mais alinhada com temas como imigração e Justiça Social.
Sua eleição seguiu a tendência dos dois conclaves anteriores, em 2005 e 2013, quando a escolha foi feita no segundo dia de votação. A expectativa inicial dessa vez era que o processo demorasse mais por conta do número de votantes: o último teve 117 cardeais.
O anúncio do Vaticano ocorre 17 dias depois da morte de Francisco, que teve um papado de 12 anos, que faleceu por conta de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e insuficiência cardíaca. No período, o pontífice promoveu reformas históricas e aproximou a Igreja dos mais de 1,3 bilhão de fiéis pelo mundo.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line