Boato – A indígena Ysani revelou que agentes do governo federal, do Ibama, estão incendiando a Amazônia para atender a interesses internacionais.
Análise
Nos últimos dias, uma denúncia considerada grave começou a circular em redes sociais. Feita por uma indígena do Mato Grosso, uma filmagem com acusações gravíssimas começou a viralizar.
No vídeo, a mulher acusa o governo federal de estar colocando fogo de forma dolosa para realizar queimadas. Junto ao vídeo, é dito que agentes do Ibama estariam colocando fogo na Amazônia para culpar fazendeiros. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja o vídeo:
Versão 1: Ysani, indígena da etnia Kalapalo, nascida no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, fez denúncia gravíssima em 19/06/24. Estariam agentes do governo federal incendiando a Amazônia para atender interesses do governo mundial Versão 2: YSANI, INDÍGENA DA ETNIA KALAPALO, NASCIDA NO PARQUE INDÍGENA DO XINGU, MATO GROSSO, FEZ DENÚNCIA GRAVÍSSIMA EM 19/06/24. ESTARIAM AGENTES DO GOVERNO FEDERAL INCENDIANDO A AMAZÔNIA PARA ATENDER INTERESSES DO GOVERNO MUNDIAL? Versão 3: Indígenas denunciam flagrate de queimadas criminosas no Xingú ‘Querem culpar os fazendeiros’.
ATENÇÃO:YSANI KALAPALO DENUNCIA QUEIMADAS CRIMINOSAS NO XINGU,E PEDE EXPLICAÇÃO PARA AS “AUTORIDADES”O PORQUE DISSO ? COMPARTILHE pic.twitter.com/z2odBPKnqf
— marcelo marques (@Marques1889) June 24, 2024
Checagem
O vídeo é, de fato, impactante, mas a história não é bem assim. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) Qual é o contexto do vídeo da indígena que está circulando na internet? 2) É verdade que agentes do governo (do Ibama) estão causando incêndios criminosos na Amazônia? 3) O vídeo prova alguma coisa sobre incêndios criminosos por parte de agentes do governo na Amazônia?
Qual é o contexto do vídeo da indígena que está circulando na internet?
O vídeo foi gravado pela influenciadora indígena Ysani, da tribo indígena Kalapalo. Ela e um grupo de indígenas tomaram posse de um carro do Ibama para gravar o vídeo que está viralizando. Isso ocorreu no Parque Indígena Xingu em junho de 2024.
O vídeo prova alguma coisa sobre incêndios criminosos por parte de agentes do governo na Amazônia?
Não. Na realidade, o vídeo mostra apenas a versão da indígena. Ao ouvir versão do Ibama, é possível verificar que houve um problema de comunicação (para dizer o mínimo) entre a pessoa que gravou o vídeo e os agentes.
É verdade que agentes do governo (do Ibama) estão causando incêndios criminosos na Amazônia?
Não. Na realidade, os agentes estavam realizando aceiros na região. Para quem não sabe, trata-se de uma queima controlada que visa justamente evitar que queimadas se espalhem nos períodos mais críticos do ano. É uma técnica realizada anualmente e que traz benefícios.
O próprio Ibama informou, em nota, que a queimada no local havia sido autorizada por pessoas do local. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, também desmentiu a história.
Conclusão
Fake news ❌
A acusação que está circulando na internet e aponta que agentes do governo estão realizando incêndios criminosos da Amazônia não procede. O vídeo foi gravado durante uma queima controlada e o próprio Ibama disse que a posse dos veículos é criminosa.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).