Boato – Um vídeo mostra uma reunião de Lula com Fernandinho Beira-Mar e crime organizado.
Análise
Não são poucas as vezes que um mesmo arquivo é utilizado em mais de uma fake news na internet. Hoje, vamos falar de um vídeo em que o atual presidente está ao lado de outras figuras públicas em uma reunião.
O vídeo mostra Lula com artistas e tem a “narração” de um trecho do filme Tropa de Elite em que se fala sobre o assunto. Outrora, foi dito que era uma reunião com o crime. Agora, alegações começaram a surgir dizendo que ele estaria reunido com Fernandinho Beira-Mar. Leia o texto que circula online:
vazou o vídeo da reunião do “crime organizado”; Aí está a prova do envolvimento do presidente bandido de nove dedos, com Fernandinho Beira Mar com a cúpula dos criminosos deste governo. Para que ninguém duvide que essa máfia existe. Acho que já deu né ?!? vai ainda achar que estão fazendo algo de bom pro brasileiro ???? Olha os 4 FDPs sentados juntos
Checagem
A mensagem provocou indignação, mas a história que aponta para a presença de Fernandinho Beira-Mar ou do “crime organizado” é falsa. Vamos analisar as três principais questões relacionadas ao conteúdo:
O vídeo mostra uma reunião de Lula com Fernandinho Beira-Mar e o crime organizado?
Não. O vídeo não possui qualquer ligação com Fernandinho Beira-Mar ou com o crime organizado. Na realidade, trata-se de um vídeo antigo que não tem a presença de criminosos, não é secreto e não mostra um delito.
Qual é o contexto do vídeo que mostra a reunião com Lula?
Ele foi gravado durante a campanha eleitoral de 2022, em um evento público realizado pelo então candidato ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo. O evento era uma reunião política pública com influenciadores, artistas e políticos para fortalecer a campanha de Marcelo Freixo no Rio de Janeiro.
A reunião aconteceu em local aberto e não envolveu nada de secreto ou relacionado ao crime organizado. Mais detalhes podem ser encontrados em reportagens como esta, da rádio Tupi FM do Rio de Janeiro. Relembre o que escrevemos na época:
O vídeo não apresenta nenhum indício confiável, apenas insinuações sem provas. Não há nenhum integrante do crime organizado no vídeo e, muito menos, conforme já falamos, se tratou de uma reunião secreta. Essa notícia falsa se espalhou devido ao uso de uma linguagem sensacionalista e de insinuações graves, que apelam para emoções negativas como a raiva e o medo. O conteúdo explora o ambiente polarizado do cenário político, tentando associar um líder ou figura pública a atividades criminosas sem fornecer qualquer prova.
Há outros fakes do presidente com Fernandinho Beira-Mar?
Sim. Em outra ocasião, foi disseminado um boato de que Lula teria encontrado Fernandinho Beira-Mar e Marcola em uma penitenciária. Essa alegação também foi desmentida pelo Boatos.org.
Na época, esclarecemos que o encontro era um integrante do Sindimoto e não se tratava de Fernandinho Beira-Mar. Quanto ao “Marcola”, é o apelido de um assessor de Lula que nada tem a ver com o líder do PCC.
Conclusão
O vídeo em questão, utilizado para alegar o envolvimento de Lula com o crime organizado, foi gravado em um evento público de campanha em 2022. Não há qualquer ligação entre a reunião e Fernandinho Beira-Mar ou outros criminosos. Trata-se de uma nova fake news com um vídeo já utilizado em outras desinformações na internet.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)