
A primeira-dama Janja da Silva voltou a defender a regulação das redes sociais durante um discurso nesta segunda (19), em Brasília, e se pronunciou sobre sua conversa com o presidente da China, Xi Jinping, que foi vazada à imprensa na última semana. A declaração foi dada na abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
“Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja, do maior grau ao menor grau, do mais alto nível à qualquer cidadão comum”, afirmou ela.
Na semana passada, durante viagem do presidente Lula à China, Janja pediu a palavra para falar sobre os efeitos nocivos do TikTok em crianças e adolescentes, e pediu apoio do presidente chinês para a regulamentação da plataforma, que está favorecendo o avanço da extrema-direita no Brasil, segundo ela.
“Eu quero dizer que a minha voz, vocês podem ter certeza, que vai ser usada para isso. E foi para isso que ele foi usada na semana passada quando eu me dirigi ao presidente Xi Jinping após a fala do meu marido sobre uma rede social”, prosseguiu Janja.
O vazamento da fala de Janja provocou uma reação do próprio presidente, que defendeu a esposa e criticou ministros. “Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu em um jantar que era algo muito pessoal e confidencial”, afirmou o petista em discurso.
Durante a viagem de volta ao Brasil, no fim da última semana, Lula ainda deu uma bronca nos ministros que viajaram com ele e classificou o episódio como “deslealdade”. “É inadmissível que pessoas escolhidas a dedo por mim para ir ao jantar quebrem a minha confiança atacando a minha mulher”, disse ele.
O presidente não citou nominalmente nenhum ministro, mas estiveram no jantar com Xi Jinping Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Padilha (Saúde), Simone Tebet (Planejamento), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line