O deputado dinamarquês de direita, Anders Vistisen, enviou um recado contundente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante discurso no Parlamento Europeu na última terça-feira (21). Em tom direto, afirmou: “Vá se foder.”
“Caro presidente Trump, ouça com atenção! A Groenlândia tem sido parte do Reino da Dinamarca por 800 anos. É uma parte inalienável do nosso país. Ela não está à venda. Deixa-me colocar de maneira que você possa entender: senhor Trump, vá se foder”, declarou Vistisen.
O mediador interveio logo após a fala, dizendo: “Se a tradução for correta, o termo que você usou não é permitido nesta Casa”, e alertou que “haverá consequências para a mensagem que você usou.”
A declaração de Vistisen veio como resposta a um discurso de Trump em 7 de janeiro, no qual sugeriu que a Groenlândia deveria se tornar parte dos Estados Unidos. Segundo Trump, a região possui importância estratégica para a segurança nacional e para proteger o “mundo livre”, especialmente contra ameaças da China e da Rússia.
O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, também se posicionou, reafirmando que a ilha “não está à venda e nunca será vendida”.
Em uma coletiva de imprensa, ele declarou: “Nós somos groenlandeses. Não queremos ser americanos. Também não queremos ser dinamarqueses. O futuro da Groenlândia será decidido pela Groenlândia”, destacando que a ilha enfrentava uma “situação difícil.”
Apesar das críticas, Trump não se comprometeu a descartar o uso de força militar para exercer controle sobre o território.
Assista abaixo:
Deputado de direita da Dinamarca manda Donald Trump “se fuder!” em discurso no Parlamento Europeu. Anders Vistisen mandou recado claro ao presidente dos Estados Unidos: “A Groelândia não está à venda!”. pic.twitter.com/ookSzfgZFe
— Rogério Tomaz Jr. (@rogeriotomazjr) January 22, 2025