Os brasileiros Phelipe de Moura Ferreira e Luckas Viana dos Santos foram resgatados junto de outras centenas de imigrantes em Mianmar no último sábado (8). Eles foram vítimas de tráfico humano e sofreram tortura por meses no país do Sudeste Asiático.
Os dois foram entregues ao governo tailandês e aguardam repatriação para o Brasil. A ONG internacional The Exodus Road participou do resgate junto do DKBA (Exército Democrático Karen Budista), um grupo insurgente de soldados oficiais.
Segundo a ONG, os dois serão entregues às autoridades brasileiras em Bangkok nesta quinta (13). A Embaixada brasileira afirmou que procura os familiares deles e vai encontrá-los no próximo sábado (15). O resgate foi registrado em vídeo:
Brasileiros vítimas de tráfico humano são resgatados. Luckas e Phelipe foram mantidos reféns por mais de três meses em Mianmar.
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/nkOHgCTncJ
— GloboNews (@GloboNews) February 13, 2025
Os dois brasileiros foram atraídos por promessas falsas de emprego na Tailândia e acabaram sendo presos em uma fábrica, onde eram forçados a trabalhar 15 horas por dia sob ameaças e tortura. Eles tiveram que atravessar um rio com outras 85 pessoas e correr por dois quilômetros para fugir.
Phelipe chegou a avisar o pai que fugiria na data, pediu orações e se despediu temendo que pudesse ser capturado ou morto durante a ação. “Eu só quero que tudo dê certo. Eu te amo, pai. Se acontecer algo comigo, saiba que eu tentei ao máximo”, escreveu.
A ONG afirma que resgatou outros 368 estrangeiros, de 21 países diferentes. Todos foram transferidos para a Tailândia e passarão alguns dias em um centro de detenção para que autoridades verifiquem se são realmente vítimas e autorizem a liberação.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line