O ministro Flávio Dino durante a leitura de seu voto para tornar Bolsonaro réu. Foto: reprodução

Durante o julgamento que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado, o ministro Flávio Dino, da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou o comportamento de militares envolvidos nos atos antidemocráticos. O magistrado afirmou que alguns integrantes das Forças Armadas “são mais apaixonados por suas armas do que por seus cônjuges”, em referência aos eventos que antecederam o 8 de janeiro de 2023.

A declaração foi feita quando Dino lia seu voto a favor da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e citava o caso dos condenados pela tentativa de explosão no Aeroporto de Brasília em dezembro de 2022.

“Lembro que muitos dos participantes eram policiais e membros das Forças Armadas. Esses, não há dúvidas: só andam armados”, afirmou o ministro, acrescentando: “Não conheço um que não ande armado, seja da ativa ou reformado”.

Dino, que foi governador do Maranhão e ministro da Justiça, descreveu com detalhes o que chamou de “cultura das armas” entre as forças de segurança: “Dormem com suas armas debaixo do travesseiro, dormem com armas na cama, dormem com as armas ao lado da mesa de cabeceira. Transportam para onde vão”.

O voto do ministro integrou a decisão da Primeira Turma do STF que aceitou por unanimidade a denúncia da PGR contra Bolsonaro e sete aliados, incluindo os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno. Eles agora responderão formalmente por crimes como:

– Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
– Golpe de Estado
– Organização criminosa
– Dano qualificado ao patrimônio da União
– Deterioração de patrimônio tombado

A fase seguinte do processo será a instrução, quando serão ouvidas testemunhas e analisadas as provas. Caso condenados, os réus, e principalmente Bolsonaro por ser considerado o líder do grupo, poderão enfrentar penas de prisão que podem chegar até a 35 anos.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 26/03/2025