Marina Silva falou sobre o enfrentamento das queimadas no Brasil. Foto: Reprodução

A ministra do Meio Ambiente, Ana Paula, revelou que, pelo menos, 31 inquéritos foram abertos para investigar as queimadas que ocorrem na região da Amazônia, Pantanal e interior de São Paulo. No final de semana, ela se reuniu com integrantes do IBAMA e o presidente Luís para discutirem sobre o tema.

“A Polícia Federal Rodoviária, o DENIT, o Ministério da Defesa, Ministério da Marinha e os corpos de bombeiros dos estados e, em alguns casos, as defesas civis. Mas há uma ação também que envolve saúde, que envolve transporte, que envolve energia porque tem desdobramento da estiagem e tem desdobramento da dinâmica do fogo […] Nós já temos a abertura de 31 inquéritos entre Amazônia e Pantanal e, um, dois agora, no estado de São Paulo”, contou.

A ministra também afirmou que está em contato com o governo Tarcísio de Freitas e outros ministros. “Nós já fizemos o deslocamento do CAC390 para que ele possa ajudar no processo de resfriamento, porque tem maior quantidade de volume de água para fazer essa abordagem, mas em função da quantidade de fumaça ele não conseguiu operar”, explicou.

Por fim, Ana Paula afirmou que os esforços são para descobrir quem está por trás das queimadas. “Situação de extremo climático que envolve inclusive a ação criminosa de quem está ateando fogo propositadamente”, finalizou.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 25/08/2024