
O presidente da França, Emmanuel Macron, corrigiu Donald Trump durante um encontro na Casa Branca nesta segunda-feira (24), quando o americano afirmou que a Europa estaria recuperando o dinheiro enviado à Ucrânia para a guerra.
Enquanto conversava com repórteres, Trump declarou que os países europeus estavam apenas emprestando recursos à Ucrânia e que, posteriormente, reaveriam os valores. Nesse momento, Macron interrompeu e tocou no braço do presidente dos EUA para corrigi-lo.
“Na verdade, para ser franco, a Europa paga 60% do esforço total, incluindo empréstimos, garantias, subsídios e dinheiro direto, só para deixar claro”, disse Macron.
O líder francês também explicou que os países do continente possuem 230 bilhões em ativos russos congelados, mas que isso não pode ser considerado uma garantia de empréstimo, pois esses recursos não pertencem aos governos europeus, apenas estão bloqueados.
Trump, ao ouvir a explicação, fez um gesto de “mais ou menos” e respondeu: “Se você acredita nisso, tudo bem por mim”.
Apesar da correção, o republicano insistiu que os europeus estavam conseguindo recuperar o dinheiro destinado à Ucrânia, ao contrário dos EUA.
Ele afirmou que o governo americano também começaria a reaver parte do valor investido. Uma das iniciativas envolve negociações sobre o compartilhamento de recursos minerais com Kiev para compensar parte da ajuda militar fornecida durante a gestão de Joe Biden.
Macron e Trump também divergiram sobre a proporção da ajuda dada à Ucrânia. “Os Estados Unidos ofereceram muito mais suporte do que qualquer outro país”, afirmou Trump. No entanto, especialistas questionam essa declaração.
Assista abaixo:
Trump é tão lixo e mentiroso que faz o Macron parecer bom… pic.twitter.com/LhkZjW2eFr
— Nando Moura_Oficial (@moura_101) February 25, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line