
Nesta terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia de boas-vindas em Pequim, na China. Ele foi recebido pelo presidente chinês Xi Jinping no Grande Palácio do Povo.
Esta é a quarta visita de Estado de Lula à China, sendo a segunda em seu atual mandato.
No evento, Lula e Xi assistiram a um desfile militar e cumprimentaram as comitivas presentes. Em seguida, partiram para uma reunião ampliada com suas delegações.
A visita de Lula à China tem como objetivo fortalecer as relações comerciais entre as nações, com destaque para os investimentos chineses no Brasil.
Na segunda-feira (12), o presidente brasileiro anunciou a chegada de R$ 27 bilhões em investimentos de empresas chinesas, o que reforça o estreitamento dos laços econômicos entre os dois países.
Além disso, espera-se a assinatura de 16 atos de cooperação, incluindo protocolos e memorandos de entendimento. Outros 32 documentos ainda estão em fase de negociação, visando a expansão das parcerias bilaterais.
O encontro também deve resultar em uma declaração conjunta, que abordará temas como o multilateralismo, a reforma da governança global e a busca por soluções pacíficas para conflitos internacionais. A intenção dos dois países é fortalecer a cooperação em diversas áreas, além de reforçar a postura em defesa de uma ordem internacional mais equilibrada.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line