VÍDEO – Lula deseja um governo de paz para Trump nos EUA: “Não queremos briga”

Lula, presidente do Brasil, em reunião ministerial. Foto: reprodução

Nesta segunda-feira (20), durante a primeira reunião ministerial de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou seu desejo de que Donald Trump, que assume a presidência dos Estados Unidos nas próximas horas, conduza uma “gestão profícua”.

O petista expressou esperança de que os laços entre os países permaneçam fortes, afirmando: “O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o povo brasileiro, o povo americano melhore e para que os americanos continuem a ser os parceiros históricos que são do Brasil”.

O Lula também ressaltou a importância da paz nas relações internacionais, dizendo: “Nós não queremos briga nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia. Nós queremos paz.”

Durante a campanha presidencial estadunidense, o presidente brasileiro havia declarado apoio a Joe Biden, com a expectativa de que ele manteria o respeito à democracia nos EUA. No entanto, os democratas substituíram Biden por Kamala Harris, que acabou sendo derrotada por Trump.

Em um movimento que quebra protocolos tradicionais, Trump supostamente convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para sua cerimônia de posse em Washington, o que o político de extrema-direita não comprovou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Normalmente, apenas embaixadores comparecem a tais eventos, mas Trump fez exceções para líderes com quem tem afinidade, como o presidente argentino Javier Milei.

Bolsonaro, porém, não pôde comparecer devido ao seu passaporte estar retido por investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Representando-o, Michelle Bolsonaro e o filho, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), estão em Washington, acompanhados por uma comitiva de pelo menos 16 parlamentares bolsonaristas.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Em um ano, programa Dignidade Menstrual atendeu 2,1 milhões de pessoas

Próximo Artigo

Quem são os responsáveis por projeto que oferece dinheiro para escanear as íris das pessoas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!