O presidente Lula chamou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de “Xandão”, e afirmou que ele “nunca mais vai se libertar” do apelido. A declaração foi dada durante cerimônia em memória do ataque de 8 de janeiro de 2023.
“Eu tenho 79 anos de idade e já vivi muito. Nunca conheci um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido, um apelido dado pelo povo, chamado ‘Xandão’, que é um apelido que já pegou e desse apelido você nunca mais vai se libertar”, afirmou Lula.
Moraes, a plateia e as demais autoridades no palco do evento riram da fala do petista. O magistrado foi aplaudido logo depois. Veja:
HAHAHAHAHA LULA DO CÉU pic.twitter.com/9qd0dhBIyZ
— Dudu Guimarães (@Dudu) January 8, 2025
O evento desta quarta ocorre na Praça dos Três Poderes e conta com uma cerimônia com quatro atos no local. Além de discursar, o presidente apresentou 21 obras de arte restauradas após serem vandalizadas no ataque golpista.
Entre as obras recuperadas há esculturas, artefatos históricos e pinturas, como “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, uma das principais peças do Palácio do Planalto.
A cerimônia conta com autoridades dos três Poderes, além de integrantes do Ministério da Cultura, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Embaixada da Suíça e de movimentos sociais.
O DCM TV exibe neste dia 8 de janeiro uma live de 15 horas de duração para debater o Dia da Democracia. Acompanhe:
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line