
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, disse, em entrevista ao podcast “Se ela não sabe, quem sabe?”, da Folha de S. Paulo, que não é um “biscuit de porcelana” e que não passa pano para falas machistas do presidente Lula (PT).
Na conversa com a jornalista Tati Bernardi, Janja falou sobre a viagem oficial à China neste mês, na qual participou, ao lado do presidente Lula, de um jantar com o líder chinês Xi Jinping.
Na ocasião, ela comentou os riscos do TikTok para crianças, mencionando conteúdos violentos e perigosos na plataforma. Segundo informações vazadas pela comitiva brasileira à imprensa, a fala teria causado mal-estar entre os presentes.
“Não foi quebra de protocolo nenhum, nós estávamos num jantar, conversando, não entrei numa sala gritando. Quer dizer, eu não posso falar? Não sou um biscuit de porcelana”, disse Janja. “Lula nunca falou para mim ‘não fale, fique quieta’. Se ele fosse essa pessoa, eu jamais teria casado com ele.”
“Eu não vou num jantar só para acompanhar meu marido. Vamos combinar que eu tenho bom senso. Me considero inteligente, sei muito bem os limites e os assuntos mais delicados”, afirmou. “Eu poderia ter falado com o [Vladimir] Putin [presidente da Rússia]: ‘pelo amor de Deus, para com essa guerra [contra a Ucrânia]‘. Mas eu sei que aquele é um assunto delicado para aquele momento. Mas eu não vou me furtar a falar de uma rede social que está matando criança.”
Além disso, ao comentar falas machistas de Lula, como a piada sobre torcedores do Corinthians e violência doméstica, Janja disparou: “Eu não passo pano para ele, não. […] Aquele episódio lá do Corinthians, quando ele falou aquela bobagem, eu falei para ele ‘não faz isso comigo’.”
Assista abaixo: