
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, perdeu a paciência com a repórter Delis Ortiz, da TV Globo, durante uma coletiva nesta terça-feira (2). A jornalista perguntou: “O Congresso, que anda mal-humorado, não traria dificuldades para o governo com pautas como a da tabela do Imposto de Renda?” Visivelmente irritado com o questionamento sobre a condução da política econômica, Haddad reagiu com firmeza.
“Você tá querendo dizer… não sei se você tá perguntando isso… mas você tá sugerindo que o Congresso vai prejudicar a população mais pobre do país por conta de uma pergunta que tá sendo feita ao STF? Você tá insinuando que isso possa acontecer no nosso país? Por quê?”, disparou Haddad.
A jornalista respondeu que a insinuação não partia dela, mas sim do “tom de voz dos líderes” ao se referirem ao governo federal. Haddad, no entanto, não recuou. “Eu não recebi de líder nenhum essa manifestação. Se você recebeu, eu peço que isso deveria ir a público”, rebateu.
🚨 VEJA: ministro Fernando Haddad perde a paciência com jornalista após ela fazer uma pergunta idiota, a globo existe pra favorecer empresários tbm, Haddad tem razão.
AGORA É A VEZ DO POVO pic.twitter.com/ks3VKX3IXf
— Fontes 🚩🇧🇷 (@Fontes_AS) July 2, 2025
A entrevista fazia parte de um pronunciamento mais amplo do ministro sobre a agenda tributária do governo e as resistências enfrentadas no Congresso para aprovar medidas de justiça fiscal.
O episódio marca mais uma etapa na estratégia do governo Lula de adotar uma postura mais combativa diante da imprensa tradicional e do Congresso.
Haddad, que antes era visto como figura técnica e moderada, passou a protagonizar embates públicos ao defender as políticas econômicas do governo e criticar privilégios mantidos por setores políticos e empresariais.

Bíblia a Bolsonaro
Em junho de 2019, a mesma Delis Ortiz, da TV Globo presenteou o então presidente Jair Bolsonaro com uma Bíblia.
Ao final de um café da manhã no Palácio do Alvorada, a jornalista pediu a palavra e fez um agradecimento em nome dos jornalistas que acompanhavam diariamente as notícias da presidência.