
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) teve seu discurso interrompido durante a transmissão da Globo no desfile da Paraíso do Tuiuti, na Sapucaí, na última terça-feira (4). A parlamentar falava sobre Xica Manicongo, homenageada no enredo da escola e considerada a primeira travesti do Brasil, quando a emissora cortou sua fala e redirecionou a cobertura.
Erika destacava a importância de Xica, que foi escravizada no Congo e trazida para Salvador (BA) no século 16, e defendia a comunidade LGBTQIA+. À frente de um dos carros alegóricos, ela abordava a tentativa de silenciar corpos trans quando a transmissão foi abruptamente interrompida.
No lugar, a repórter Mariana Gross entrou ao vivo improvisando um comentário sobre os materiais utilizados nos carros alegóricos, como fibra de vidro e isopor.
Além de Erika, outros participantes tiveram seus discursos cortados, mas a interrupção brusca da fala da deputada foi a que mais chamou a atenção dos telespectadores. Usuários do X (antigo Twitter) criticaram a decisão da emissora.
uma pena que cortaram e interromperam um discurso tão forte como esse da Érika Hilton pic.twitter.com/NUI5iUHhwP
— sza é o garoto do momento (@szamotopapi) March 5, 2025
Apesar do corte, espectadores que acompanhavam o evento registraram e compartilharam vídeos do discurso da parlamentar nas redes.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line