O que andam espalhando: vídeo em que homem diz que a reforma tributária em discussão no Congresso Nacional vai impactar o setor imobiliário. Ele diz que “teremos problema de impostos nos aluguéis, na compra e venda de imóveis e na herança”. Segundo ele, as pessoas vão deixar seus imóveis para o governo, e não para os herdeiros.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: falta contexto. Especialistas consultados pelo Estadão Verifica acreditam ser possível que haja aumento nos impostos pagos nas transações imobiliárias. No entanto, veem a necessidade de se mensurar esse impacto com cautela. As regras complementares da reforma passaram a incluir pessoas físicas no recolhimento de tributos, mas apenas aquelas que exercerem a atividade imobiliária de forma relevante e recorrente (entenda mais abaixo).

O vídeo também fala de forma exagerada sobre o impacto da reforma sobre heranças. Hoje, os Estados têm autonomia para definir as faixas aplicadas aos herdeiros, com um teto de 8%. A principal mudança será a obrigatoriedade de um regime de progressão na cobrança. Patrimônios maiores poderão sair prejudicados e menores poderão se beneficiar, a depender do caso.

Fonte: Estadão

Leia mais em: https://tinyurl.com/4c4twup9

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/04/2025